tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post1643077166700599564..comments2024-02-20T19:18:14.542+00:00Comments on A Destreza das Dúvidas: Ensino público e contratos de associaçãoLuís Aguiar-Conrariahttp://www.blogger.com/profile/03063826896953409478noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-18554463310549932662016-04-23T13:15:11.684+01:002016-04-23T13:15:11.684+01:00Os resultados na Suécia decresceram por causa de v...Os resultados na Suécia decresceram por causa de vários factores, incluindo o "elefante na sala" que muitos não querem discutir: a imigração.<br /><br />"29 per cent of average performance decline in<br />Sweden between 2000 and 2012 is due to changed pupil composition. Of this, 11 percent is attributed directly to the fact that the proportion of pupils with Swedish origin has decreased over<br />time, while the remaining 18 percent is attributed to the fact that performance among students with foreign background showed a stronger decline than among pupils of Swedish origin."<br />https://ec.europa.eu/migrant-integration/news/sweden-is-there-a-connection-between-immigration-and-school-performance-in-sweden?pdf=1Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17853969129517098031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-9853678756739470522016-04-23T06:25:16.672+01:002016-04-23T06:25:16.672+01:00Luís, toda a razão no comentário quando aos pseudo...Luís, toda a razão no comentário quando aos pseudo neoliberais rentistas. Em Portugal está tudo (enfim, quase tudo) encostado ao Estado, i.e., ao dinheiro dos contribuintes. Não discuto se neste caso faz ou não sentido. Mas o teu reconhecimento inicial é inquestionável ("e reconhecendo que este tipo de apoios não pode terminar abruptamente") e é aqui que está o cerne da questão. O Estado adota frequentemente este comportamento: dá incentivos, rendas, contratos de associação e o diabo a sete, o mercado vira-se com alguma naturalidade para aí (otários, de facto, já deviam ter percebido o modo de atuação do Estado) e depois mudam-se abruptamente as regras e o investimento feito torna-se completamente desajustado. Não pode ser. Ou o Estado não incentiva o enconsto (I wish...) ou, se incentiva, tem de arranjar estratégias razoáveis de desencosto. Abraços<br />(estou a fazer alguma - basta alguma! - fé na afirmação constante da notícia de a mudança faz com "que até 50% dos alunos que frequentam estes estabelecimentos de ensino tenham que mudar de estabelecimento de ensino já no próximo ano lectivo")MKrupenskihttps://www.blogger.com/profile/17542434805410772151noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-67983060610181384562016-04-22T18:53:15.734+01:002016-04-22T18:53:15.734+01:00Existe uma frase atribuída a Keynes, mas que os hi...Existe uma frase atribuída a Keynes, mas que os historiadores dizem ser apócrifa. Acusado de mudar muitas vezes de opinião por um crítico terá replicado:"When the facts change, I change my mind. What do you so, sir?". <br />As pessoas que defendem propostas relativas à educação com base no sacrossanto princípio da liberdade de escolha por norma não perdem tempo a estudar o caso da Suécia ou os resultado obtidos pelas charter schools nos Estados Unidos.Fazia-lhes bem, por exemplo, ler o livro do Paulo Guinote, Educação e Liberdade de Escolha, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos para tentar fundamentar melhor as suas opiniões ao invés de confiarem em pressupostos que não questionam. Paulohttps://www.blogger.com/profile/12402070721556059193noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-61318724249453538992016-04-22T16:54:17.421+01:002016-04-22T16:54:17.421+01:00Estou para ver quantos é que vão negar a evidência...Estou para ver quantos é que vão negar a evidência empírica para defender o seu modelo teórico. Vai ser lindo...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10954445950723597707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-34630252697348850472016-04-22T16:53:35.695+01:002016-04-22T16:53:35.695+01:00Eu consigo. Foi o que foi feito na Suécia e os res...Eu consigo. Foi o que foi feito na Suécia e os resultados foram o que foram. Ver acima...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10954445950723597707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-79515248386328078282016-04-22T16:52:44.579+01:002016-04-22T16:52:44.579+01:00"Não vejo, no entanto, qualquer diferença ent..."Não vejo, no entanto, qualquer diferença entre o Estado pagar a educação de uma aluno a uma escola pública ou a uma escola privada"... ...vejamos a última experiência em que um Estado subsidiou escolas privadas: Suécia, numa reforma que maravilhou e foi louvada por todos os defensores dom modelo. Resultado: Desastroso. O nível médio dos alunos baixou enormemente e a desigualdade entre os mesmos aumentou (ver aqui por exemplo http://www.reuters.com/article/us-sweden-schools-insight-idUSBRE9B905620131210). Já agora na vizinha Finlândia, as escolas continuaram públicas, o modelo de educação tirou os exames (o único obrigatório é no fim do secundário), resultado: a qualidade melhorou e a desigualdade diminuiu... ...já sei, são outras culturas, em Portugal o modelo Sueco teria sucesso... Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/10954445950723597707noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-87975995273061800602016-04-22T14:05:15.072+01:002016-04-22T14:05:15.072+01:00O que o Pedro Silva (e eu) queremos dizer, é que a...O que o Pedro Silva (e eu) queremos dizer, é que as escolas privadas não podem competir com as públicas para o público em geral pois os seus alunos não são subsidiados.<br />As escolas privadas são obrigadas a escolher um público alvo que possa pagar o ensino base E tudo o resto que essas escolas oferecem.<br /><br />Se eu quiser ter o meu filho numa escola pública, pago zero. Se eu quisesse uma escola (privada) apenas um pouco melhor (por estar mais perto, ter outros professores, etc.) tenho que pagar TUDO, ao invés de pagar apenas o acréscimo em relação ao geral.Stardusthttps://www.blogger.com/profile/03962789294802199559noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-6171932019597758602016-04-22T14:03:28.533+01:002016-04-22T14:03:28.533+01:00Também me parece que a solução passaria pela atrib...Também me parece que a solução passaria pela atribuição do cheque-ensino.<br />Por outro lado, compreendo os que investiram nos colégios que beneficiam de contratos de associação: quando foi útil, o Estado apoiou-os, quando as coisas se alteraram, o Estado quer corta-lhes as pernas.<br />Vale ainda perguntar: os professores que trabalham nas escolas com contrato de associação têm preferência na admissão às escolas públicas que as "substituam"? O Estado perde ou ganha, do ponto de vista financeiro, com o encerramento das escolas com contrato de associação?<br />Tiro ao Alvohttps://www.blogger.com/profile/05446979050424373759noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-34166117275269894912016-04-22T13:41:49.670+01:002016-04-22T13:41:49.670+01:00Errado. A ideia do ensino público não garantir um ...Errado. A ideia do ensino público não garantir um público alvo (como os privados podem ter), mas garantir que todos têm acesso.<br /><br />Podemos discutir muita coisa, mas o status quo da escolas privadas em Portugal devia até envorgonhar todos os que defendem liberalização do sector.Joãohttps://www.blogger.com/profile/10502027137797560357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-47974995526180513742016-04-22T11:50:39.626+01:002016-04-22T11:50:39.626+01:00Se uma escola privada conseguir ensinar igual ou m...Se uma escola privada conseguir ensinar igual ou melhor consumindo os mesmos ou menos recursos ao país não haveria vantagens para todos em que esta fosse a opção?<br />Acontece que as escolas privadas só conseguem sobreviver se:<br />- tiverem acordos de associação<br />- forem vocacionadas para nichos de mercado de pais com rendimento acima da média<br /><br />Para conseguirmos ter o sistema mais eficiente seria necessário:<br />- definir um programa base mínimo<br />- conseguir medir quais as escolas públicas e privadas que têm competência para ensinar este programa<br />- atribuir um cheque ensino às crianças que frequentem a escola, sendo que podem escolher qual escola frequentar.<br />- conseguir ter uma implementação gradual deste sistema<br /><br />Não identifico grandes desvantagens desta proposta.<br />Stardusthttps://www.blogger.com/profile/03962789294802199559noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-81061014432837405302016-04-22T11:39:41.420+01:002016-04-22T11:39:41.420+01:00"Se as escolas privadas forem mesmo de qualid..."Se as escolas privadas forem mesmo de qualidade haverá um público que procurará os seus serviços. E aquelas que forem mais competitivas sobreviverão."<br /><br />Este argumento prova demasiado: pode ser transposto de igual maneira para "Se as escolas PÚBLICAS forem mesmo de qualidade haverá um público que procurará os seus serviços MESMO QUE OS TENHA DE PAGAR DO SEU BOLSO. E aquelas que forem mais competitivas sobreviverão."<br /><br />Toda a gente reconhece a "minha" versão como claramente falaciosa, e por consistência deveria também reconhecer a falácia na versão original do Paulo Santos. <br /><br />Não me revejo no conceito de "contratos de associação", que beneficiam algumas escolas privadas (seleccionadas seguramente com as melhores intenções e com a maior transparência) em detrimento de outras escolas, possivelmente até inviabilizando a abertura de escolas concorrentes, por não saberem à partida se terão de concorrer só com base na qualidade ou se serão inviabilizadas devido a não conseguirem o contrato que as tornará "gratuitas" para os alunos. <br /><br />Não vejo, no entanto, qualquer diferença entre o Estado pagar a educação de uma aluno a uma escola pública ou a uma escola privada: o importante é pagar-lhe uma educação de qualidade. E por isso acho que o estado deveria financiar individualmente todos os alunos do ensino básico, e estes por sua vez usariam esse montante para pagar a sua escola (pública, privada, cooperativa ou anarquista). Desapareceriam os contratos de associação, e todas as escolas passariam a competir pelos alunos. PedroShttps://www.blogger.com/profile/02404776246982814786noreply@blogger.com