tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post5420168765847113300..comments2024-03-28T23:12:24.855+00:00Comments on A Destreza das Dúvidas: Um longo post sobre educação que não concluiLuís Aguiar-Conrariahttp://www.blogger.com/profile/03063826896953409478noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-61458116758922611752015-12-01T22:46:33.684+00:002015-12-01T22:46:33.684+00:00Eu tenho a mesma experiência que tu, mas acho que ...Eu tenho a mesma experiência que tu, mas acho que não haver exames penaliza mais os alunos de baixa classe social do que os de alta classe social. Os alunos de alta classe social estão constantemente a ser sujeitos a situações de avaliação: mesmo uma conversa com os pais serve para os avaliar. Já os alunos de baixa condição social estão em mais situações de ficarem atrasados na matéria e não são tão polivalentes a falar, a escrever, a argumentar... <br /><br />Julgo que o que tu falas não é propriamente uma consequência de se focar demasiado em exames; é mais uma consequência de se negligenciar o debate e a componente criativa. O ideal seria haver um bom equilíbrio entre uma avaliação mais estruturada e outra mais informal.<br /><br />O que foi proposto na AR não adianta nada em termos de melhoria da educação. Para já, foi uma medida retaliatória--passaram-na porque podiam; não a passaram porque encontraram informação que indicasse que as crianças estavam melhores sem exames. E ainda por cima, a justificação dada por Catarina Martins é a ideia que a escola é um sítio onde as crianças vão para ser felizes e ser avaliado é uma fonte de experiências negativas e assustadoras. Para além de ser falso, é uma coisa muito irresponsável vinda de uma deputada.Rita R. Carreirahttps://www.blogger.com/profile/16499078988285038547noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-45503589035631116452015-12-01T20:59:10.120+00:002015-12-01T20:59:10.120+00:00Ha! Parte de mim acha que és muito simpático, Gonç...Ha! Parte de mim acha que és muito simpático, Gonçalo ;)Luís Gasparhttps://www.blogger.com/profile/11850353802517131355noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-6528736467284911002015-12-01T17:24:33.360+00:002015-12-01T17:24:33.360+00:00Vindo de uma pessoa com uma inteligência acima da ...Vindo de uma pessoa com uma inteligência acima da média, a roçar, em parte, laivos de genialidade, é natural que te sintas à vontade com os dois sistemas. Experimentasses tu mais outros tantos e o resultado iria ser sempre meritório!<br />Gonçalo Santos Pintonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-40555683330674241352015-12-01T13:28:43.558+00:002015-12-01T13:28:43.558+00:00Obrigado pelo comentário e pela simpatia, José Car...Obrigado pelo comentário e pela simpatia, José Carlos Alexandre. Eu também não tenho a certeza de entender os filósofos franceses. O problema do sistema inglês - há sempre um problema nos sistemas - é que, por ter tanto enfoque na claridade, tem alguma dificuldade em colocar (e responder a) questões em abstrato. E, às vezes, a claridade ofusca :)Luís Gasparhttps://www.blogger.com/profile/11850353802517131355noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-1103365123771051242015-12-01T12:18:16.742+00:002015-12-01T12:18:16.742+00:00Excelente texto. Os melhores textos são sem dúvida...Excelente texto. Os melhores textos são sem dúvida os que colocam questões, levantam dúvidas, que captam e sistematizam as ideias vagas e difusas das pessoas, e não os que apresentam certezas definitivas e exibem montes de cultura para impressionar o leitor. Ao ler o seu texto, lembrei-me de uma entrevista que li há uns anos de um professor de filosofia de Oxford (não me lembro do nome). Perguntaram-lhe o que pensava sobre os filósofos franceses do século XX. Respondeu que, para dizer a verdade, não tinha uma opinião porque não percebia nada do que eles escreviam, Depois justificou isso com uma comparação entre os sistemas de ensino inglês e francês. No primeiro, o sistema tutorial (que tem problema de ser caríssimo), o tutor está sempre a perguntar ao estudante: o que é que quer dizer com isso? O que obriga os alunos a serem objectivos, claros, rigorosos. Ao contrário, o sistema francês dizia o filósofo francês (como o português), baseado apenas numa avaliação de exames, não incentiva essas qualidades fundamentais. De qualquer maneira, também dúvidas sobre esta questão dos exames, até porque o filósofo estava a referir-se ao ensino superior.José Carlos Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/04526858049428202705noreply@blogger.com