tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post1299653887044516824..comments2024-02-20T19:18:14.542+00:00Comments on A Destreza das Dúvidas: Pessoas educadasLuís Aguiar-Conrariahttp://www.blogger.com/profile/03063826896953409478noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-70233843540718701582015-12-29T19:36:32.704+00:002015-12-29T19:36:32.704+00:00No seu ensaio Steven Pinker escreveu que não sabe ...No seu ensaio Steven Pinker escreveu que não sabe de que trata o "building a self" referido pelo ensaista que está a criticar mas vem discorrer sobre o mesmo no trecho destacado pela Rita. Enfim, Pinker é muito bom a conquistar leitores e eu aprendi-lhe o "imposto da estupidez" bem como os "palavrões catárticos" tendo ficado motivado para ler o seu bem humorado "The Sense of Style". Sempre desconfiando que ele é mais "folky" que científico...Isidro Diashttps://www.blogger.com/profile/06924281291836840193noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-61366238464121678742015-12-28T12:33:24.285+00:002015-12-28T12:33:24.285+00:00Certo, mas "alargou-se" a ideia de ensin...Certo, mas "alargou-se" a ideia de ensino básico da antiga primária (1º ciclo) para a antiga preparatória (2º e 3º ciclo), sendo que nestes já existe ensino especializado. <br /><br />As ESEs deviam limitar-se à preparação de professores "generalistas" (sejam do ensino básico, seja da pré-primária), vocacionados não tanto para o ensino científico - no sentido lato e correcto de scientia - mas antes para o ensino "pedagógico" (ensinar a aprender) e formativo.<br /><br />Adicionalmente, e concordo consigo, aos professores do ensino pós-primário dever-lhes-ia ser dada formação pedagógica (pós-graduações / especializações) por instituições de ensino superior dedicadas a tal (se quiser, uma espécia de "Faculdades de Educação").Carlos Duartenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-10884388811529673432015-12-28T11:37:44.366+00:002015-12-28T11:37:44.366+00:00Apenas um reparo ao texto do Carlos Duarte. A form...Apenas um reparo ao texto do Carlos Duarte. A formação de professores nas Escolas Superiores de Educação destina-se à docência no ensino básico, continuando a formação de professores do ensino secundário a cargo das Universidades. Sendo evidente que quem ensina deve saber o que ensina, não é menos verdade que também deve saber como se ensina - e reside aí a chave do êxito ou fracasso de um professor. Concordo em absoluto com a afirmação final - a filosofia deveria ser mais presente no currículo dado o seu carácter formativo. Mas tem havido, de facto, uma desvalorização das áreas humanísticas em favor das técnicas e tecnológicas, o que é grave e comprometedor para o futuro.Cândido M. Varela de Freitashttps://www.blogger.com/profile/13771649404126395651noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6138536632337179442.post-14048568566237215852015-12-28T09:07:35.956+00:002015-12-28T09:07:35.956+00:00Ainda há pouco li "In defense of a liberal ed...Ainda há pouco li "In defense of a liberal education" pelo Fareed Zakaria, que aponta no mesmo sentido. Efectivamente há ou houve um movimento correctivo no ensino, que alterou o curricula, sacrificando disciplinas consideradas mais "soft" e com menos aplicabilidade directa no mercado de trabalho em favor de disciplinas "duras".<br /><br />Este movimento, como quase todos, teve inicialmente um propósito defensável, de qualificar de forma mais adequada as pessoas que entram no mercado de trabalho e suprir a falta de técnicos. Mas tendo atingido em grande parte esse objectivo, foi-se mais longe e passou-se a considerar que só cursos com vertente "técnica" (engenharias, economia aplicada/gestão, medicina, etc.) é que eram válidos, sendo os restantes uma perda de tempo para quem os tira e um sorvedouro de recursos para o país. O melhor exemplo disso mesmo em Portugal terá sido a "transferência" da formação de professores de disciplinas especializadas (línguas, matemática, história, geografia, etc) de Faculdades "científicas" (Letras e Ciências) para instituições "técnicas" (Escolas Superiores de Educação), dando uma preponderância ao "como" ensinar sobre o "que" ensinar.<br /><br />A título pessoal, e tendo tirado o secundário nos chamado "agrupamento científico-natural", posso afirmar sem qualquer dúvida que uma das disciplinas mais importantes e formativas que tive foi filosofia e que tenho sinceramente pena de não ter tido latim (os alemães ainda têm, no gymnasium, e nem sequer falam uma língua latina).Carlos Duartenoreply@blogger.com