Hedonic pricing ou hedonic valuation (preços hedónicos ou valorização hedónica) é um dos métodos de valorização de bens ou recursos ambientais, mas também pode ser usado para avaliar características não ambientais. Por exemplo, é muito usado em avaliar características do imobiliário, mas nesse caso convém fazer uma análise mais precisa do que apenas olhar para a diferença dos preços, pois é preciso controlar o efeito de várias variáveis ao mesmo tempo. No caso do meu quarto de hotel, estava praticamente tudo controlado e a única diferença entre os quartos era a vista. O objectivo do método é encontrar um valor para coisas que não são comercializadas em mercados privados. Não se pode comprar apenas uma vista para o mar ou uma localização ao pé do Marquês de Pombal, mas pode-se comprar isso associado a outro bem como uma casa, um apartamento, um quarto de hotel. Ao ver as diferenças de preços entre os bens comercializados com e sem a característica de interesse, podemos isolar o valor da característica.
Há vários outros métodos de valorização de bens não comercializados no mercado, como por exemplo os recursos naturais. Cada método tem vantagens e desvantagens e é adequado para certos tipos de bens e/ou situações. Podem ler mais sobre os métodos de valorização aqui.
Um bom exemplo para as minhas aulas de economia urbana. Lembrei-me agora que as equações salariais à la Mincer seguem um princípio muito semelhante.
ResponderEliminarQue bom que gostaste! Fico feliz...
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