quarta-feira, 2 de setembro de 2015

IRS

Ainda não submeti os meus impostos nos EUA. O prazo acabou em 15 de Abril e eu pedi uma extensão do prazo. O Internal Revenue Service (IRS) ainda não me enviou nenhuma carta ameaçadora, nem email, nem sequer me telefonou. Presumem eles que eu sou uma pessoa bem-intencionada, apesar de ser preguiçosa e estar atrasada. E como vou ter de pagar, os EUA ganham juros à minha conta.

Esta semana paguei os meus impostos em Portugal. Assim que recebi a correspondência do meu procurador, agendei o pagamento na página do meu banco para ser efectuado antes do prazo terminar. Pelo sim, pelo não, a Autoridade Tributária já me enviou um email, a 31 de Agosto, a ameaçar-me de execução fiscal, caso eu não pague uma coisa que já está paga. E meteram o meu número de contribuinte num email (eu apaguei quando colei a carta aqui). Se o IRS (a agência americana) metesse o número de segurança social num email, podem crer que o governo americano seria processado porque sujeitaria os cidadãos a um maior risco de crimes de roubo de identidade.

Pensei eu que pagar impostos a um estado de direito me dava pelo menos o direito de ser tratada com dignidade quando eu cumpro os meus deveres de cidadã. Pensei erradamente, como é meu hábito...

Ainda por cima, tenho de ler um email onde cada frase é um parágrafo e que usa o português do Desacordo Ortográfico. Foda-se...

Exmo.(a) Senhor(a),

RITA ISABEL RODRIGUES CARREIRA

O prazo para o pagamento voluntário do IRS de 2014, está a decorrer nos termos da lei.

Após a data limite de pagamento dar-se-á inicio aos procedimentos de instauração do processo de execução fiscal.

A instauração desse processo aumentará significativamente o valor em dívida, nomeadamente pelo vencimento diário de juros de mora, da taxa de justiça e das custas e encargos administrativos.

A AT privilegia o cumprimento voluntário e partilha esta informação consigo, a fim de evitar os custos elevados do incumprimento.

Pode efetuar o pagamento nas caixas de Multibanco, nos balcões dos CTT, nas instituições de crédito aderentes e home-banking ou em qualquer Serviço de Finanças.

Para qualquer esclarecimento adicional, pode contactar o nosso Centro de Atendimento Telefónico (CAT), através do telefone 707 206 707, nos dias úteis das 09:00H às 19:00H ou o serviço de atendimento e-balcão em www.portaldasfinancas.gov.pt, através da opção > Cobrança / Pagamentos > IRS.

Se entretanto já efetuou o pagamento, considere esta comunicação sem efeito.

Com os melhores cumprimentos

O Chefe do Serviço de Finanças

1 comentário:

  1. A culpa não é toda do desacordo ortográfico: o ignorante que na primeira frase separou o sujeito do verbo com uma vírgula deveria passar uns tempinhos nos bancos do ensino primário.

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