"E é assim que vejo a abolição dos exames do 4º ano. Uma mudança diminuta, pela metade, que em nada parece ajudar o sistema de ensino vigente. Desde logo, porque se mantêm os exames nacionais em graus de ensino mais avançados. É verdade que por essa altura os estudantes têm, à partida, uma maior maturidade para encarar esses momentos de avaliação e para se preparar para eles. Mas não é menos verdade que existirão sempre indivíduos cuja personalidade não se adequa a qualquer tipo de avaliação estandardizada. Indivíduos que sofrem mais ansiedade e que, por mais que estudem, estarão por isso numa situação desvantajosa face aos que lidam de uma forma mais natural e relaxada com os momentos de avaliação.[...]
Entretanto, eliminar exames no 4º ano é impedir uma aprendizagem para lidar com situações de stress desde cedo e numa altura em que os resultados dessa avaliação são menos relevantes e menos determinantes do futuro escolar. Adiar essa aprendizagem para mais tarde, para momentos determinantes na vida dos alunos, é aprofundar desigualdades, já que esse adiamento afetará mais aqueles cuja personalidade desde logo não se adequa ao tipo de exames realizados.
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Os exames nacionais, por serem um momento de avaliação uniforme, permitem uma melhor comparação dos alunos e, sobretudo, das escolas. Mais, permitem perceber a adequação ou desadequação entre o que os professores pensam que os alunos aprenderam e o que estes realmente aprenderam.
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Se há algo que não pode deixar de nos exasperar é a introdução e abolição de medidas políticas sem uma avaliação séria dos custos e benefícios dessas alterações. A avaliação de medidas políticas não deve ser efetuada por um conjunto de comentadores na praça pública a debitar, segundo a sua opinião subjetiva, pontos a favor e pontos contra, e também não será pelas discussões acesas e ideológicas na Assembleia da República. "
Fonte: A nossa Sandra no Expresso! Grande mulher...
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