quinta-feira, 21 de abril de 2016

Vou dar-vos o arroz...

Ontem fui à Rice University ouvir falar Dave LaGassa, o Chief Data Officer for Financial Services da Capital One, uma das maiores empresas de serviços financeiros ao consumidor, nos EUA. O foco do grupo de Financial Services é crédito ao consumo, através de cartões de crédito, crédito à habitação, etc. Foi uma sessão organizada via Linked In, para a qual eles convidaram pessoas cujo CV lhes interessa, o objectivo é aliciar os convidados a candidatar-se a um emprego com eles. Estas sessões são uma oportunidade para eles diferenciarem os potenciais candidatos, pois têm à partida contacto directo com eles. Aconselharam a, caso se candidatem, os contactarem também directamente via e-mail por Linked In para eles saberem da candidatura, para que esta não se perca entre as milhares que eles recebem. Foi basicamente uma sessão de caça ao talento.

Ofereceram hors d'oeuvres e deram oportunidade às pessoas de conversarem antes e depois do seminário, onde nos deram um resumo de como a Capital One usa "big data" e de quais as tendências futuras da indústria. A Capital One foi líder no uso de análise de risco feita através de dados quantitativos, em vez do processo de decisão assentar no uso da opinião de especialistas. No sector financeiro, as empresas que fazem análise de risco mais avançada são a Capital One e a American Express. Os modelos da American Express chegaram a prever a crise sub-prime, que se tornou na crise financeira mundial. Havia vários membros da equipa da Capital One à disposição dos candidatos. Os data analysts presentes eram todos estrangeiros: asiáticos e havia uma pessoa com nome do Médio Oriente, acho que era iraniano. Já as pessoas de topo eram mais velhas e americanas. Se não estou em erro, só havia uma mulher data analyst.

Aqui estão algumas fotos da parte do campus da Rice University onde eu estive. A Rice é uma universidade privada e é considerada a Harvard do sul dos EUA.


Vejam a minha sorte: encontrei logo a Grécia...


A Huff House, onde nos reunimos

2 comentários:

  1. Esse negócio da Capital One deve ser bom. Todos os dias, sem excepção, recebo deles um pacote com publicidade ao seu cartão de crédito.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.