A propósito de equipamento, aquando dos protestos de Ferguson, MO, falou-se que um dos problemas destes confrontos entre a polícia e os civis é que a polícia tinha acesso a equipamento que era usado em cenário de guerra pelos militares. À medida que os EUA diminuíam a presença física em conflitos militares internacionais, uma altura que coincidiu com a recessão e redução de despesa pública ao nível das cidades e vilas, esse equipamento era canalizado para forças policiais domésticas, o que poderia facilitar o uso de força excessiva. Há um ano, a Casa Branca baniu o uso deste equipamento por parte da polícia, mas houve quem achasse que não teria grande efeito.
Sem dúvida que se nota que se está a realizar uma mudança social nos EUA, que é uma etapa seguinte no movimento dos Direitos Civis, e os principais catalizadores dessa mudança são os smartphones e as redes sociais, especialmente as que permitem streaming em tempo real, como o Live do Facebook e o Periscope.
A demonstration in St. Paul against the police shooting of Philando Castile turned tense https://t.co/G5rBzBHVXz pic.twitter.com/6uUsW2NEnJ
— The New York Times (@nytimes) July 10, 2016
Hmmm... Algo para registar e seguir com interesse nos próximos tempos.
ResponderEliminarhttps://www.commentarymagazine.com/american-society/harvard-study-debunks-police-shootings-myth/
ResponderEliminar