quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Oportunidades...

Na época alta do turismo, Portugal está a arder e o país demonstra que não tem nenhum plano coerente para controlar o problema. Em vez disso, o PM interrompe as férias, com grande sacrifício, e visita os locais que ardem para não perder uma oportunidade de entrar numa foto que sai nos jornais e na TV. Nos EUA, isso chama-se uma "photo-op" -- photograph opportunity e até tem uma entrada na Wikipédia.

Timor Leste já prometeu doar €2 milhões para ajudar Portugal, logo vejam a linda figura que fazemos quando países cuja população vive pior do que a portuguesa nos ajudam financeiramente e nós é que fazemos parte da UE, o tal clube dos países ricos. Mas, dinheiro é dinheiro e mais dinheiro é uma oportunidade.

Apesar de tudo, não estamos perdidos! Que se lixem os turistas e o turismo: o nosso plano já tinha mudado e nós não íamos crescer pelas exportações; o caminho onde maximizamos a oportunidade de gerar crescimento é pelo consumo, a começar pelo consumo de água. O Funchal e outras comunidades a arder ajudam a construção civil, que é um pilar da economia, e os incêndios nas florestas são bons para as indústrias da madeira e do papel, outros pilares.

Finalmente, vamos ter ainda mais sítios onde plantar eucaliptos. Quem sabe isto não é uma oportunidade de nos especializarmos na produção de óleo de essência de eucalipto. Este óleo para além de ajudar a descongestionar as vias respiratórias, também é um estimulante; pode ser que assim, mais lambuzados e descongestionados, consigamos aumentar a produtividade nacional e resolver todos os nossos problemas. Não podemos perder esta oportunidade...

1 comentário:

  1. Não precisamos de nos especializar na produção de essencias de eucalipto pois já somos especializados na produção de papel.
    Efetivamente para quem dá demasiada importância às questões do défice e quejandos isto poderá ser visto como uma oportunidade. Portanto é importante lembrar as pessoas que quando vêm com a historia do défice que está muito elevado e que é insustentável etc etc que podem estar a promover este tipo de situações.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.