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domingo, 3 de janeiro de 2016
Grande merda
Uma amiga minha americana está no Porto com mais três americanos. Quero dizer-lhe para ir a Guimarães, mas tenho medo, vergonha, etc. Como é que se vai do Porto a Guimarães com portagens e SCUTS? Eu, que sou portuguesa, não percebi nada daquilo quando conduzi. Tive de confiar nos meus amigos para me dizerem o que fazer. Vou dizer à Liz para ir aos correios no prazo de uma semana para pagar a portagem? Vou mostrar-lhe o pior de Portugal? Não, mais vale estar calada. E eu adoro Guimarães e tenho a certeza que ela também iria gostar. É uma grande merda...
Fomos passar o ano em São Francisco. O sistema de pagamento de portagem na Golden Gate bridge é parecido com o das Scuts portuguesas. Um pouco mais dispendioso. O aluguer do dispositivo "via verde" custa 11 dólares por dia. A grande merda não conhece fronteiras.
ResponderEliminarNão é bem assim. Tu sabias que podias alugar a via verde. Eu fui do Porto a Viana do Castelo com o carro de uma amiga, usei o GPS do telefone, entrei numa autoestrada com pórticos, ou lá o que era, e no percurso nunca me disseram o que eu havia de fazer para pagar. Tive de andar a perguntar aos amigos o que era necessário fazer para pagar aquilo. Nos EUA dão-te instruções de como pagar as coisas.
EliminarRita, nos EUA, dão instruções quando calha. Em Orlando, por exemplo, há estradas onde se descobrem, à saída, sem alternativa, portageiros automáticos que só aceitam moedas.
EliminarA via verde portuguesa tem um sistema de cobrança mais justo. Só paga quando utiliza. Nos EUA e no Brasil os dispositivos são alugados, mesmo para quem tem viatura própria. Há pagamento com ou sem utilização.
A via verde é uma invenção portuguesa. Caso tivesse sido patenteada, provavelmente, todas as Scuts e PPPs de auto-estradas já estariam pagas.
Não é uma invenção portuguesa, não. Foi comprada. Mas fomos os primeiros a aplicá-la.
EliminarDe qualquer forma, as portagens electrónicas nas ex-scuts são um absurdo.
Vendo o peixe conforme o compro http://expresso.sapo.pt/sociedade/portugueses-criam-duas-invencoes-por-dia=f598575
EliminarEu sei bem que se costuma dizer isso na imprensa portuguesa.
EliminarAgora podes passar a citar este blogue como fonte de informação.
Aliás, se a notícia que linka for verdadeira, então Portugal ainda é menos pioneiro do que eu pensava. A notícia fala em início dos anos 90, quando já em meados dos anos 80, a Noruega tinha um autoestrada com pagamento electrónico.
EliminarNG, realmente, comparar uma autoestrada americana, em que à saída podes pagar em moedas, com uma autoestrada portuguesa em que nem sequer sabes que tens de ir aos correios pagar a coisa no espaço de uma semana, faz todo o sentido. E então receber contas em casa de centenas de euros por causa de uma portagem onde nem sequer entrámos, como aconteceu até a pessoas já falecidas, é completamente razoável. Diz-me lá quando é que foi a última vez que um americano morto recebeu uma conta de uma portagem para ir pagar aos correios? A bem dizer, se o que se faz em Portugal se fizesse nos EUA, podes crer que já tinha havido vários processos em tribunal.
EliminarEstimada Rita, casos e anomalias há em todo o lado. Acho uma saloíce querer fazer disso um exclusivo de Portugal. Bem mais interessante, por exemplo, estava agora a ler a história do milionário Sheldon Adelson, de Las Vegas, que comprou dois jornais para fazer perseguição jornalística a dois juízes que decidiram desfavoravelmente aos seus interesses. http://www.nytimes.com/2016/01/01/opinion/privilege-pathology-and-power.html
Eliminar"A última vez que um americano morto recebeu uma conta de uma portagem para ir pagar aos correios" é uma pergunta muito específica, quase impossível de responder. Mas com uma pesquisa dead+gets+toll+ticket posso dizer-te que situações análogas existem nas américas :)
EliminarActualmente parece-me que existe informação suficiente para quem entra em Portugal com viatura própria, mas só conheço o exemplo de uma entrada. A mesma informação devia fazer parte do serviço para quem aluga viaturas.
Está com carro alugado? Eu costumo dizer aos americanos para não se preocuparem. Que depois lhes mandam as contas para Seattle.
ResponderEliminarEu pensei nisso, mas também pensei que a conta iria para a companhia de aluguer, que depois cobraria pelo cartão de crédito. Só que sei lá que quantia absurda é que lhes irão cobrar. Se aquilo não é pago a tempo, começa a haver taxas e sobre-taxas e, daqui a nada, é uma quantia obscena. Mais vale não tentar a sorte quando não se sabe mais ou menos o que irá sair.
EliminarSe o carro é alugado, é normal a companhia depois cobrar as taxas das SCUT via cartão de crédito. A informação sobre isso deveria ter sido dada à altura do aluguer e consta da informação dos contratos (tive que ver isso para uma pessoa que alugou carro no Aeroporto do Porto). Até porque a responsabilidade por pagar as portagens é do dono do carro e não do condutor.
Eliminarhttps://www.pagamentodeportagens.pt/PPP_Portal/PPPHome.jsf
ResponderEliminarhttp://gotoportugal.eu/en/how-to-pay-the-electronic-tolls-portugal/
ResponderEliminarPodem sempre ir de comboio urbano. É confortável a anda-se bem a pé em Guimarães.
ResponderEliminarA Rita tem toda a razão: o sistema de cobrança de portagens nas SCUT são uma aberração. Mais, algumas das SCUT, que antes eram IP, não merecem a classificação de auto-estradas - além do mais, são mais estreitas e com entradas e saídas que oferecem muito menos segurança. O "inventor", um tal Campos, deveria ser castigado e ainda se permite andar por aí, pelas TVs, sem mostrar qualquer arrependimento.
ResponderEliminarHouve quem tivesse sugerido - não sei se seria aplicável, mas resolvia o problema "turístico" - de ser aplicado um plafond anual por matrícula nas SCUT em número de passagens, acima das quais seriam cobradas. Também se falou da isenção das portagens para veículos de matrícula estrangeira e de aluguer com e sem condutor (o que incluiria os rent-a-car mas também os taxistas e os autocarros).
EliminarA meu ver, ou pagam todos, ou não paga ninguém. Dispensar os turistas, nunca. Se assim se fizesse, pagaria quem trabalha para quem anda a passear, o que me pareceria muito mal.
EliminarO actual presidente das Estradas de Portugal (EP), andou a gabar-se que já tinham inventado um novo sistema de cobrança, que resolveria esse e outros problemas, sistema que estava a ser testado, não sei onde. O que sei é que ele disse isso há muito tem e, ate agora, nada.
Defendo é que, nas auto-estradas, o preço das portagens não seja uniforme em todas elas e que o preço seja ajustado, quer ao custo da infra-estrutura, quer à utilidade/vantagem que proporciona a quem a usa.
E também aceitaria que os preços não fossem fixos, mas que deveriam ser alterados consoante critérios a definir, como por exemplo: preços mais baixos durante a noite, descontos para utilizadores frequentes, assim como, nalguns troços, descontos (dentro de limites) aos habitantes dessa região, no caso das regiões mais desfavorecidas.
O que me parece urgente é que sejam rentabilizadas as auto-estradas que estão às moscas (durante o dia...) e que se reduza o trânsito nas estradas nacionais, sobrecarregadas com as viaturas dos condutores que fogem das auto-estradas - repare-se que a conservação das estradas está, inteiramente, a cargo de todos os contribuintes, quer eles utilizem ou não essas estradas.
Enfim, neste capítulo, muito se poderia fazer.
Outra alternativa:
ResponderEliminarhttp://www.ctt.pt/app-ctt/index.html
Dá, pelo menos, para consultar. Como é pagamento de serviços MB, talvez o mais fácil seja pedir a um(a) amigo(a) para pagar.
Ou ir a uma PayShop.
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