Um blogue de tip@s que percebem montes de Economia, Estatística, História, Filosofia, Cinema, Roupa Interior Feminina, Literatura, Laser Alexandrite, Religião, Pontes, Educação, Direito e Constituições. Numa palavra, holísticos.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
"A concorrência no mercado de trabalho"
Fonte: Mónica, Maria Filomena (1982), "A Formação da Classe Operária Portuguesa", Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, págs. 140-141.
Interessante documento, mas é importante salientar que a escolha dos donos das fábricas por dar trabalho às mulheres tinha uma intenção premeditada, as mulheres operárias ganhavam menos em comparação com os homens operários. A luta dos operários homens tinha uma justificação, mesmo que não fosse justa e machista. A luta devia ser para que todos tivessem trabalho e salários iguais, mas isso é outra conversa. As datas são, 1905 e 1912.
O texto do Corticeiro é de que ano? Parece-me 1912, mas não tenho a certeza.
ResponderEliminarInteressante documento, mas é importante salientar que a escolha dos donos das fábricas por dar trabalho às mulheres tinha uma intenção premeditada, as mulheres operárias ganhavam menos em comparação com os homens operários. A luta dos operários homens tinha uma justificação, mesmo que não fosse justa e machista. A luta devia ser para que todos tivessem trabalho e salários iguais, mas isso é outra conversa. As datas são, 1905 e 1912.
ResponderEliminar