quarta-feira, 24 de julho de 2024

Eu feminista lusitana

Surpreendentemente, quase todas as minhas amigas feministas de Houston preferem Biden a Harris, o que não consigo compreender de todo. É que não faz sentido, nem sequer se alinha com os valores que professam e não estou a falar apenas da questão de ela ser mulher e ele ser homem. Há também que notar que fisicamente ele não é capaz de exercer a função de Presidente. Eu acho cruel esperar que um octagenário tenha de se sujeitar a uma coisa tão árdua só porque nos dá um quentinho na barriga saber que um velhinho simpático vela por nós. (Esta preferência deve ser influência daquela ideia antropomorfizada de Deus, que muita gente acha ser um idoso de barbas muito carinhoso.)

Só ainda não falei com a minha amiga que tem 99 anos, mas aposto que ela ficou muito feliz porque, a última vez que a vi, no mês passado, ela disse-me muito desanimada que se calhar ele não ia ganhar. Eu não respondi que ele estava demasiado velho porque ela é mais velha do que ele, mas ela está lúcida e tem clara noção do que não é capaz. Biden já passou desse ponto.

A modos que nas últimas semanas tenho passado parte do meu tempo a argumentar que Biden não era bom candidato com algumas das minhas amigas de Esquerda, pessoas que frequentemente entram em diatribes contra o patriarcado e se identificam como feministas ferrenhas. E desde que Kamala foi elevada a candidata, as minhas amigas têm estado num silêncio que mais parece um luto, enquanto que eu irradio felicidade. Espero que acordem para o mundo um dia destes e me voltem a dar lições do feminismo americano. Não que eu precise porque o meu feminismo foi cunhado no pós-Revolução dos Cravos e é forte na minha pessoa.

5 comentários:

  1. Rita
    perspectivas alguém para vice da Kamala Harris?

    ResponderEliminar
  2. A Cecilia Meireles provavelmente…

    ResponderEliminar
  3. "desde que Kamala foi elevada a candidata, as minhas amigas têm estado num silêncio que mais parece um luto"

    - Sim. A recuperação é como a dos outros lutos incluindo os que se exprimem segundo modos africanos.

    ResponderEliminar
  4. O que é que o feminismo tem a ver com a direcção política de um país com as responsabilidades dos USA?

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.