Num artigo da Bloomberg, é relatado que o governo grego passou legislação para transferir todas as reservas do governo local para tentar fazer face à suas obrigações com a Troika, que já não é Troika para eles, porque são um bocado Shakespearianos e mudaram o nome à rosa, apesar de o aroma ser exactamente o mesmo. Este comportamento da Grécia indica-nos que eles querem fazer tudo por tudo para continuar no euro. Nenhum governo de pessoas inteligentes gastaria todas as suas reservas de dinheiro para continuar a fazer face a responsabilidades de um projecto do qual pensam desistir. Se era para desistir, teriam guardado o dinheiro e feito planos de contingência para sair porque no caso de saída, essas reservas de dinheiro seriam críticas.
Ou seja, o Syriza parece que esperneia, é petulante, extremamente agressivo, e desafia a UE; depois acaba por fazer o que é preciso para ficar na UE e renega as promessas eleitorais que os elegeram, alienando os seus eleitores. Não sei até que ponto todo este drama que acompanha isto não é uma produção alemã porque ter uma Grécia mal comportada, que justifica fuga de dinheiro para países seguros e política monetária über-expansionista beneficia primeiramente a Alemanha.
Tenho pena de eu não saber grego para poder ler as notícias em grego, só para ter acesso a informação que não é distorcida pela máquina de comunicação social europeia.
Estes são os que conheço, talvez sejam suficientemente imparciais.
ResponderEliminarhttp://www.ekathimerini.com/
http://www.tovima.gr/en/
Muito obrigada! :-)
EliminarTwitter também é muito útil.
ResponderEliminarhttps://twitter.com/GreekAnalyst
https://twitter.com/YanniKouts
entre outros.