Os biscotti são deliciosos, talvez os melhores que alguma vez provei, e muito fáceis de fazer. Namorei a Libby vários anos para me dar a receita, mas ela recusava-se. Uma outra amiga explicou-me: a Libby costumava fazer uma outra receita, pizzelle -- uma bolacha italiana, que requer uma máquina especial --, que ela oferecia às pessoas pelo Natal. Uma vez partilhou a receita e, no Natal seguinte, aconteceu tanto ela como a pessoa com quem a partilhou levarem pizzelle para o mesmo evento. A partir daí ela começou a guardar as receitas com mais cuidado.
Eu mudei-me para o Tennessee no dia anterior ao Dia de Acção de Graças de 2013, mas antes de me mudar voltei a pedir a receita. Não tive sorte. Mas, nesse ano, a Libby enviou-me um cartão de Natal e lá dentro meteu um papel com a receita escrita à mão. Partilho-a agora convosco porque a probabilidade de vocês encontrarem a Libby e fazerem os biscotti dela é baixinha; mas, já sabem: se vierem aos EUA por volta do Natal e tiverem de levar uns doces para uma festa, estão proibidos de fazer estes. Só os podem fazer fora dos EUA porque a Libby já não está no Arkansas e viaja muito e pode haver um milagre de Natal e vocês irem à mesma festa. E não digam a ninguém que eu vos dei...
Biscotti Gourmet
Ingredientes para a massa:
- 113 g de manteiga amolecida (esta é a quantidade de uma barra de manteiga nos EUA, i.e., 0,25 libras)
- 150 g de açúcar
- 1 colher de sopa de raspa de laranja
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos grandes (ou 4 claras de ovo)
- 260 g de farinha (um pouco mais não faz mal, se os ovos forem muito grandes)
- 1,5 colheres de chá de fermento em pó
Ligar o forno para o aquecer à temperatura de 165 C, marca 3 em fornos a gás. Bater os quatro primeiro ingredientes até obter uma massa fofa; adicionar os ovos e bater até incorporar completamente. Adicionar a farinha e o fermento e trabalhar até a massa ficar moldável. Depois adicionar o seguinte:
- 0,5 chávena de pepitas de chocolate branco picadas grosseiramente
- 0,5 chávena de arandos secos (à falta destes, usem passas de uva, de preferência um tipo com mais acidez)
- 1 chávena de pistáchios picados grosseiramente
Incorporar estes ingredientes secos na massa, até ficarem bem distribuídos e fazer uma bola. Partir a bola em duas partes iguais (eu costumo pesar a bola, dividir o peso ao meio e retirar metade da massa para a trabalhar). Com cada uma das partes formar um rolo um pouco achatado, com cerca de 30 cm de comprimento. Forrar um tabuleiro com papel vegetal e colocar ambos os rolos de massa sobre o papel, não muito próximos um do outro. Cozer no forno pré-aquecido durante 30 minutos.
Retirar o tabuleiro do forno, deixar arrefecer, e cortar cada rolo na diagonal em fatias com uma grossura de 2 cm (usem uma faca de lâmina serrada ou uma faca eléctrica; se usarem uma tábua de cozinha, não usem uma que tenha cheiro a cebola, acho, etc. ou tenham o cuidado de a forrar com um pano ou papel vegetal antes de a usar). Colocar as fatias deitadas no tabuleiro e voltar a cozer durante 15 minutos até ficarem um pouco douradas. Deixar arrefecer e guardar em recipiente hermético para não amolecerem.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não são permitidos comentários anónimos.