Um tipo lê este artigo do João Miguel Tavares e tem dificuldades em acreditar. Dado que Portugal não tem moeda própria, a única função do Banco de Portugal é a regulação e supervisão do sistema bancário. O Banco de Portugal tem 1700 funcionários, quatro vezes mais que o Banco Central da Suécia, que, lembre-se, tem de gerir a sua moeda, a coroa sueca.
O Banco de Portugal é a instituição portuguesa que mais bem paga aos seus funcionários. Paga salários elevados, paga subsídios aos filhos dos funcionários, tem um regime de pensões altamente favorável e por aí fora. Em média, cada funcionário recebe cerca de 5000€ mensais. O anterior governador, Vítor Constâncio, tinha uma remuneração superior à do presidente da FED norte-americana (não sei se é o caso do actual governador, Carlos Costa).
E vem agora o João Miguel Tavares dizer que não podemos chamar o Banco de Portugal à pedra depois de falhas absurdas de supervisão nos dois maiores escândalos financeiros de que há memória em Portugal.
Olha merda, se nem para os chamar à pedra servem, servem para quê, exactamente?
Caro LAC, muito apreciei este seu texto, desabafo, premente, como que animado pela ira dos justos!!
ResponderEliminarNão sabia que o BP tinha 1700 funcionários, nem que o BCS tinha cerca de 400!! De facto, não sabia nem desconfiava!! Tomo a sua informação como rigorosa e daí a persuasão do seu ponto e a tradução de indignação a que, facilmente, se adere!
Da última vez que vi, tinha 420 funcionários, para ser exacto.
EliminarTristemente incrível!! A Suécia terá, eventualmente, menos 1 milhão de habitantes que Portugal e o dobro do PIB!!
EliminarEstou capaz de apostar que o JMT também desconhecia este detalhe!! Assim colocado, a nu e a frio esgota-se toda a eventual condescendência, táctica ou ecuménica.
EliminarInteiramente de acordo.
ResponderEliminarTanto que também comentei em sentido idêntico, mas menos incisivamente e vernáculo, no meu bloco de notas.
Menos vernáculo mas com mais bom senso.
EliminarAvisadas palavras do verdadeiro precog lusitano, ali o http://o-antonio-maria.blogspot.com/2012/07/pavilhao-atlantico-vendido-preco-de.html
ResponderEliminarCaro LA-C,
ResponderEliminarAparentemente para Precog o Governador do BP não serve mesmo... então o BCE corta o financiamento ao BES (assim como quem diz, olha, foste) e o Sr. Governador "empresta" do seu bolso 3,5 mil milhões e DEPOIS é que manda o banco para as urtigas?
Fique sabendo que o BdP anualmente distribui "lucros" pelos seus empregados, mais uma conquista de abril, já que antes da Revolução o BdP era um modesto banco central. Com os elevados salarios praticados, e as regalias de todo o tipo o BdP, incluindo pensões antes da idade legal da reforma correspondentes a 100% do salario, é de muito longe a melhor empresa para trabalhar em Portugal, uma vergonha quando se sabe que é um monopólio do Estado. Não admira portanto que Durão Barroso lá queira colocar o filho. Qualquer um quereria...
ResponderEliminarO número de trabalhadores afecto a funções de supervisão era, no final de 2013, segundo o relatório e contas do banco de portugal, cerca de 350. Mais de 100 foram contratados nos últimos 3 anos e tinham idade inferior a 30 anos o que supõe que tenham de passar por um período de informação.
ResponderEliminarEm relação às funções do banco de portugal sugiro que consulte o mesmo relatório de 2013, os estatutos do banco e demais informação do site do banco para melhorar a sua percepção sobre as funções que um banco central da zona do euro pode desenvolver.