sexta-feira, 31 de maio de 2024

Eficiência!

quinta-feira, 30 de maio de 2024

The Good, the Bad, and the Ugly

Há uns dias, calhou ir ao Portal das Finanças e eis a minha surpresa quando encontro um lembrete a dizer que está para pagamento o IMI e eu podia consultar os documentos que me permitiriam pagar a prestação. Desta vez não era preciso porque o meu procurador já tinha enviado, mas fiquei feliz de ver o Portal das Finanças mais organizado do que o costume. E hoje recebi correspondência electrónica do lar onde o meu pai vive com uma carta do Ministério da Saúde a indicar que estava em falta o pagamento de taxas moderadoras dos cuidados de saúde que o meu pai recebeu desde 2020. Devia quase 126 euros. Não percebo a razão de terem demorado tanto tempo para pedir o pagamento, mas talvez tenha a ver com a mudança de governo. Dá-me a impressão, bastante alicerçada por estes dois eventos, que as coisas estão mais fluídas, o que acho realmente bom.

No entanto, há um aspecto mau na história das taxas moderadoras. Para mim, o pagamento de 126 euros é trivial, mas imagino que tal não seja para muitas famílias e idosos, logo não é razoável que o estado deixe acumular os pagamentos referentes a quatro anos. Há, também, um outro aspecto estranho. Que aconteceria a esta dívida se o meu pai já não estivesse vivo? O Ministério da Saúde deveria ser mais diligente em manter todas estas contas em dia.

Por fim, uma coisa extremamente feia que a Nicky Haley fez: escreveu "Finish them!" em bombas que vão ser usadas pelo exército israelita. Dado o histórico deste exército, que é um dos mais sofisticados do mundo, em encontrar alvos civis e humanitários, em vez de alvos terroristas, é completamente incompreensível o que ela fez. E chateia-me ainda mais porque eu votei nela nas primárias presidênciais. Como é que uma mulher, ainda por cima que foi Embaixadora junto das Nações Unidas, faz uma coisa destas? Não tem desculpa. Acho que vou ter de lhe escrever a reclamar.

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Inclusividade

"Estes resultados foram resultado do esforço dos portugueses e de uma visão muito firme e determinada do anterior Governo em prossegui-los. Lamento a atitude de vários, que vejo hoje, que não hesitam em pôr em causa a credibilidade do país para obter ganhos políticos simplesmente para atacar o anterior Governo e socorrem-se de tudo", declarou Fernando Medina.

Fonte: Notícias ao Minuto, 14 de Maio de 2024

"Resultados que foram resultado" são sempre bem-vindos e claro que é de louvar haver governos que "prosseguem" resultados. Também gostei "da perperplexidade com que alguns dos meus ex-colegas assistiram ao que assistiram". É bom ter pessoas que falam assim chegar a ministros: dá um ar de inclusividade aos governos portugueses. Finalmentente, a sentença de incompetência dos técnicos da UTAO é-me particularmente cara porque demonstra que para ele a UTAO deve ser uma entidade que avaliza as decisões do governo, em vez de fazer uma apreciação independente, o que também contribuiria para a tal inclusividade.