Para aí há uns 6 anos, o Fernando Alexandre queixava-se, aqui na Destreza, num link já quebrado pelo tempo, da falta de investigação académica sobre a Economia portuguesa. Pouco tempo depois, o Fernando pôs de pé um projecto ambicioso. Organizar uma série de conferências, por vários pontos do país, para discutir diferentes aspectos da Economia do país. Juntou empresários com académicos e pô-los a discutir tudo. Desde política empresarial, à economia, passando pelo território, pela água e pelas políticas sociais tudo se discutiu ao longo de quase três anos de conferências.
Paralelamente, desafiou vários académicos a pôr no papel as suas ideias e as suas apresentações com o objectivo de as colocar em livro. Deste esforço resultou um livro que hoje foi lançado e cuja foto ilustra esta entrada.
A extrema generosidade do Fernando impede-o de ter o destaque que merece neste livro, surgindo como primeiro autor/organizador apenas por ordenação alfabética. Mas a verdade é que sem o Fernando este livro não existia. Sem qualquer um dos outros co-autores/organizadores, mesmo aqueles que mais trabalharam, o livro existiria na mesma – eventualmente, com um pouco menos de qualidade.
Naturalmente, acompanhei de muito perto o livro, desde as conferências iniciais até às provas finais. O livro dá uma excelente panorâmica da evolução de Portugal desde a adesão à então CEE ― Comunidade Económica Europeia. É incrivelmente abrangente e conta com os contributos de alguns dos nossos melhores académicos. Enfim, quem quiser ler um livro sério sobre Portugal, tem aqui uma excelente fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não são permitidos comentários anónimos.