quarta-feira, 3 de maio de 2023

Um Narciso desdentado

Pela terceira vez desde que saí de Portugal, já não vou aí há quase cinco anos. A última vez que aí estive foi em Junho de 2018. Ultimamente tenho pensado que preciso de aí, mas o caos em que o país se encontra é bastante desmotivador. A seguir ao 25 de Abril de 1974, quando Portugal estava no limbo, Mário Soares era considerado "the only game in town" na óptica de Frank Carlucci, mas à medida que Soares envelheceu, o PS foi-se deteriorando. E como o PS governa 75% do período do século XXI, Portugla vai pelo mesmo caminho.

Talvez eu esteja enganadam mas penso que dificilmente Mário Soares se reveria na máquina de poder em que o partido se tornou. Apesar de tudo, Mário Soares era um homem de ideais. O PS de hoje nem serve para ideais, nem sequer para ideias. E, prova que caiu um santo do altar, chego à conclusão que até José Sócrates, um enorme canalha e aldrabão, foi melhor Primeiro-Ministro do que António Costa.

Sócrates falhou na execução, certamente de propósito, mas não se pode dizer que o país não vivesse uma época em que se notava que havia um poder executivo com ideias que, se bem executadas, poderiam vir a dar frutos. O PS de hoje não tem isso, existe apenas para servir os interesses de quem está filiado no partido. Não seria muito díficil fazer oposição a um partido que desceu a tão baixo nível, no entanto não há oposição em Portugal.

Mesmo quando os partidos falham, a CRP contempla o papel de um Presidente que pode intervir no sentido de evitar que o país vá por um caminho errado. Pensar-se-ia que, estando Portugal no imbróglio em que está, com a qualidade da democracia em queda livre e a rápida deterioração das instituições, ter uma pessoa na Presidência da República que foi professor de Direito Constitucional seria uma previdência do destino: quem melhor para garantir que a Constituição e os interesses da República seriam salvaguardados?

Em vez disso, MRS prefere o papel de Narciso que se entretém a olhar para a sua figura, a admirar a sua beleza, à medida que se tornou desdentado e muito àquem de conseguir roer a noz que lhe é servida. Agora está bem lixado se não se apressar. Para além do país estar completamente em (des)governo, as pessoas que levaram a República a tal estado estão no processo de rever a Constiuição, o tal documento que dá a MRS os poderes que ele não quer usar. Por quanto tempo os terá?

9 comentários:

  1. "MRS prefere o papel de Narciso que se entretém a olhar para a sua figura, a admirar a sua beleza" Concordo e corroboro acrescentando que o problema é quase exclusivo do narciso, quer estar em Belém, São Bento, Parlamento e nas ruas... perseguido pelos pseudo jornalistas prontos a replicar e ampliar o dito. Sabe o que é um caos?

    ResponderEliminar
  2. Informação adicional

    O homem partiu o espelho para dizer que, doravante, o PM ficará entregue a si mesmo.

    https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2023/05/nota-do-presidente-da-republica/

    ResponderEliminar
  3. O pior não é o caos português, que é um causito, por assim dizer. O pior mesmo é o caos europeu, o caos norte-americano, o caos mundial. O mundo encontra-se em situação de instabilidade global que não augura nada de bom. Se os EUA deixam cair a Europa nas mãos de Putin, uma hipótese altamente provável se a guerra na Ucrânia se arrasta e os republicanos crescem, adeus Europa até daqui a cem anos atrás….

    ResponderEliminar
  4. A Rita abandonou-nos. Estou cansado de vir aqui a saber das novidades, e nada. Espero que não esteja doente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de recomeçar a escrever, sim, mas o trabalho tem sido muito intenso. Abraços!

      Eliminar
  5. Hum! Hum! Digo o mesmo...

    ResponderEliminar
  6. Também sou expat e não percebo a relação do Antonio Costa com a vontade de visitar o país. A verdadeira relação são os amigos, os lugares, a família, a comida, as recordações..

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.