quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Influências

Parece que os unicórnios não existem ou, se existem, são muito difíceis de encontrar e se andássemos à procura deles eramos capazes de ver todos os tipos de cavalos, zebras, burros, mulas, etc. antes de encontrarmos um unicórnio. Isto para dizer que para haver uma empresa que se torne em unicórnio, é preciso haver milhares de outras que não o são e muitas das que não são falham pelo caminho, o que é problemático em Portugal. Por um lado, para falhar é preciso começar e o acesso a recursos é difícil; por outro, muitos dos que começam falham e falhar é visto como uma sentença de que a pessoa não é capaz de ter sucesso.

Apesar disto, nota-se que há bastante empreendorismo em Portugal e vê-se muitas mulheres que têm pequenos negócios online que conseguem captar audiências internacionais. A tendência dos pequenos negócios via Internet parece ser generalizada -- eu até sigo influenciadoras iranianas -- e acho-a bastante curiosa, pois contraria a ideia da competição entre empresas. Por exemplo, é comum ver-se influenciadoras que se apoiam umas às outras e através do trabalho de uma acabamos por conhecer outras parecidas (e complementares, até): em vez de competição, assiste-se a cooperação e talvez essa seja uma forma de se ganhar economias de escala para atingir uma audiência maior.

Nesta nova economia digital, muitas mulheres são as líderes e os namorados e maridos acabam a trabalhar para elas, e não é incomum que eles desistam das suas carreiras para as apoiarem. É como se estivessemos a assitir a uma inversão do modelo tradicional passado em que os homens tinham um negócio e as mulheres eram as secretárias. Como se costuma dizer, a história repete-se -- mas não exactamente da mesma maneira.

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