Então o telefonema foi acerca de eu ter pedido um cartão de débito, que já me foi enviado, só que enviaram para a minha morada no Texas porque ainda não tinham processado o pedido de alteração de morada que tinha feito mais de um mês antes, quando aí estive. Para que não andasse um cartão de débito com o meu nome à solta no Texas tivemos de activar o cartão e depois cancelá-lo para eu poder pedir um cartão novo, dado que a minha morada já está regularizada. Pelo sim, pelo não, enviei dinheiro a mais este mês para pagar a minha parte da mensalidade dos cuidados do meu pai porque calculei que algo podia correr mal que comprometesse o uso da conta em Janeiro para efectuar o pagamento. Já sabem que eu sofro de ansiedade...
Aproveitei para dizer à minha gerente que achava o preço da minha conta muito caro (€60 por ano), mas ela disse-me que não há contas grátis--é como os almoços. Na minha ideia, se pago tanto por uma conta e se me dou ao trabalho de me deslocar a uma agência para mudar a morada, altura em que apresento os documentos com a morada nova e comprovo a minha identidade junto de uma pessoa física, a morada devia ser alterada imediatamente no sistema ou, pelo menos, entrar em vigor no dia seguinte, depois do sistema fazer a sua actualização diária. Não faz sentido esperar um mês para efectuar a mudança. Quando se fala em produtividade baixa em Portugal, isto é um bom exemplo.
Entretanto, nas minhas contas americanas, é tudo bipolar: ou muito pouco ou muito sofisticado. Por exemplo, para fazer pagamentos de serviços acontece frequentemente o banco não conseguir fazer transferência directa para o prestador e então dizem que vão ter de enviar um cheque pelo correio. A sério que nós ainda usamos cheques. E quem paga o selo é o banco, que não me cobra nada nem da transação, nem sequer pago custos de manutenção da conta, dado que tenho pelo menos um depósito mensal.
Na minha conta à ordem do Capital One até processam o meu salário assim que recebem a ordem de depósito, logo fico com o dinheiro disponível na conta um a dois dias antes do normal: dizem que é para minha conveniência. E pagam 4,3% de juros ao ano na conta a prazo. Como não há balcões da Capital One em Memphis, trato tudo pelo telefone ou pela Internet. Reparei há dias que também dá para fazer associar contas em outros bancos à minha conta de forma a que eu possa transferir dinheiro facilmente e sem pagar nada.
As mudanças mais sofisticadas aconteceram porque os bancos normais viram que estavam a perder negócio para as aplicações digitais como a Venmo, a CashApp, a Paypal, etc. Por exemplo, o senhor que corta a minha relva nem conta bancária tem e recebe o pagamento via PayPal; para aceder aos fundos tem um cartão de débito da PayPal. A manicurista também recebe pela PayPal e a minha cabeleireira recebe por Zelle. Duvido que os americanos larguem os cheques num futuro próximo. O mote deles é "if it ain't broke, don't fix it."
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