"Catarina Martins entende que os ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo também deviam ser tributados em sede de IRS para beneficiar a classe média.
O Bloco de Esquerda quer incluir rendimentos prediais e de capitais na tributação do IRS, abrangendo assim ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo. A proposta está a ser negociada com o Governo, avançou a líder bloquista em entrevista à CMTV."
Fonte: Eco
Eu tenho rendimentos prediais em Portugal, declaro no IRS -- anexo F do Modelo 3 --, e pago imposto a uma taxa de 28% sobre esses rendimentos; já pago desde 2008, se a memória não me falha.
O que deve pretender é que sejam tributados somando aos demais rendimentos. E não a uma taxa "autónoma" de 28%.
ResponderEliminarPois, mas o artigo não explica muito bem isso.
EliminarSuponho que a ideia seja deixarem de estar sujeitas a taxas liberatórias (no caso das rendas de casa, os tais 28%) e serem incluidas no bolo geral do IRS.
ResponderEliminar«(...)
ResponderEliminarNão percebi nada. (...) O Bloco de Esquerda quer incluir rendimentos prediais e de capitais na tributação do IRS, abrangendo assim ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo. (...) tenho rendimentos prediais em Portugal, declaro no IRS -- anexo F do Modelo 3 --, e pago imposto a uma taxa de 28% sobre esses rendimentos.
(...)»
- «(...)
Há rendimentos que não são do trabalho, que não são salários nem pensões. São pessoas que têm muitos rendimentos de capital ou de propriedade e que deviam ser OBRIGADAS A ENGLOBÁ-LOS PARA PAGAREM UMA TAXA PROPORCIONAL"
(...)»
[Catarina Martins]
http://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/be-quer-incluir-capital-e-patrimonio-no-irs?ref=HP_Outros
[Publicado por Por Bruno de Castro Ferreira e Cristina Rita|14.09.17 (lido em 15/Set./2017)]
Eu tenho muitos rendimentos no mundo, mas não em Portugal e, se os englobarem, pago uma taxa mais baixa.
EliminarTemos a vantagem de passar a pagar impostos sobre as nossa poupanças. Para quem as quer fazer é um bom incentivo para desistir. Já basta o que me roubam quando recebo pelo meu trabalho. Agora querem roubar mais ainda porque não o quero gastar todo???
EliminarA Rita paga impostos sobre os seus rendimentos prediais em Portugal a uma taxa liberatória (flat). A taxa liberatória é uma taxa de IRS aplicada a título autónomo sobre algumas classes de rendimentos ("rendimentos em concorrência").
ResponderEliminarPor exemplo, lucros associados a jogos, juros de depósito bancários, rendimentos obtidos em Portugal por contribuintes domiciliados no estrangeiro, lucros recebidos em participações sociais.
Sobre os rendimentos do trabalho, reformas , pensões, a taxa de IRS é nula abaixo de determinados níveis de rendimentos e progressiva, por escalões, a partir desses níveis.
Os rendimentos sujeitos a taxas liberatórias podem ser englobados por opção dos beneficiários, opção que se torna vantajosa se os rendimentos globais, incluindo os rendimentos sujeitos a taxas liberatórias, se situarem num escalão sujeito a uma taxa inferior a 28%.
Na proposta do BE há uma intenção de equidade fiscal que se confronta com a concorrência de outras alternativas situadas fora do território português.
Significa isto que se a taxa sobre os rendimentos de capitais tiver a progressividade dos rendimentos sobre o trabalho haverá, no caso de rendimentos globais elevados, maior equidade fiscal mas os capitais tenderão a voar para outras paragens.
SE&O
Obrigada. No meu caso, são os meus únicos rendimentos aí; se englobarem tudo, vai para uma taxa mais baixa.
EliminarPosso estar errado, mas uma pessoa não pode já pedir para englobar esses vencimentos? Ou seja, penso que quem esteja sujeito a uma taxa "normal" inferior a 28% já pode pagar essa taxa e não os 28%; ou estou confundido?
ResponderEliminarEles não englobam.
ResponderEliminarQuem tem de englobar é o contribuinte ao preencher a declaração de IRS
SE&O
Nos EUA, os rendimentos dessas categorias, obtidos em qualquer parte do mundo, já são englobados na declaração de rendimentos. O contribuinte residente tem que pagar a diferença entre a taxa marginal que atingiu e a taxa que pagou no país onde o rendimento teve origem.
ResponderEliminar