segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Criaturas metafísicas 2

Orígenes ensinava, informa-nos Borges, que os bem aventurados voltariam à vida sob a forma de esferas e entrariam no paraíso rolando.
Imaginemos a cena, milhares, sejamos optimistas com o número dos salvos, milhões de bolas, confiemos na generosidade divina, biliões rebolando por uma superfície sidéria em direcção à luz, se o paraíso for visual, em direcção à harmonia celeste, se o paraíso for sonoro, em direcção aos aromas beatíficos, se o paraíso for olfactório. Talvez os danados sejam cubos, que não rebolam facilmente, e desabam com escarcéu sobre cada uma das suas faces planas. Como se movem não sei, pode ser que se empurrem uns aos outros, o que põe a questão de saber quem empurra o primeiro, quem dá origem à série de empurrões, será a divindade e fará parte do castigo, é uma possibilidade. Os salvos atraídos, os danados empurrados. Outra possibilidade é que os cubos não se movam e seja afinal isso o inferno, cubos imóveis elanguescendo.

2 comentários:

  1. Foi um fartote de rir. Não se diz uma coisa dessas aos beatões :-) Referiu-se ao escritor Jorge Luís Borges?

    P.S.: Ilusões geométricas de uso livre para fins educacionais em que as "Ilusões" estão para a "Realidade" como, possivelmente, a "Mitologia" ficou para a "Filosofia Natural":

    (1) CIRCULAR A PARTIR DE CUBOS COMO NO PENSAMENTO DESSE TAL ORÍGENES
    http://www.ritsumei.ac.jp/~akitaoka/Bulge02c.jpg

    (2) MOVIMENTO NUMA IMAGEM ESTÁTICA COMO NAS ONDELAS DE ALGUNS ECONOMISTAS
    http://www.ritsumei.ac.jp/~akitaoka/ACSwamp2010.jpg

    ResponderEliminar
  2. Sim, Jorge Luís Borges. Obrigada pelas ilusões. :-)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.