Um homem raramente observava paisagens,
excepto, vamos supor, para examinar a possibilidade da sua divisão em lotes
para construção. Mas durante anos ele contemplou algumas paisagens de quadros
pendurados em paredes. Através dos quadros, aprendeu a associar as paisagens ao
pôr-do-sol ou a uma estrada com uma igreja e uma lua de prata. Um dia, faz uma
visita ao campo e durante horas não reconhece a paisagem. Chega então o
pôr-do-sol e ele identifica finalmente uma paisagem e diz que é bonito. Dois
dias mais tarde, tenta lembrar-se do que viu, mas na sua mente apenas vê a
paisagem dos quadros pendurados nas paredes.
Nos anos 1920, Walter Lippmann chamou a
este fenómeno “the pictures in our heads”. O mundo é demasiado grande,
complexo, diversificado. Por isso, o homem não age em função de um conhecimento
directo e rigoroso do mundo, mas das
imagens e representações que tem do mundo, feitas por ele próprio ou que lhe
são inculcadas pelos outros. São as pictures in our heads.
Os gajinhos da fenomenologia dizem mais ou menos o mesmo. Ouvi dizer. No Fórum da TSF. Por isso deve ser verdade.
ResponderEliminarSim, há várias pensadores que disseram mais ou mesmo com outras palavras. Mas eu gosto especialmente da expressão "the pictures in our heads". E o Lippmann, que era um conceituado e influente jornalista e opinion maker americano, escreve com uma clareza e elegância que esses gajinhos da fenomenologia não atingem.
EliminarOlha que o meu querido Schutz até se entende bem. Basta pensar nisto: eu li e consegui entender. E os rapazes lá da construção social da realidade (ou será da construção civil? Nunca sei...) também são de leitura compreensível, e explicam essas cenas da organização mental dessas imagens, ouvi outro dia numa conversa de corredor.
EliminarBem, se tu o dizes, ainda sou capaz de me pôr a ler o Schutz, andava a evitar.
EliminarDesta vez excedeste-te, Zé Carlos! Uma pessoa acorda às quatro da manhã e lê isto e fica a pensar em coisas giras, como na Anaïs Nin: "We do not see things as they are; we see things as we are." Gostei muito...
ResponderEliminarEssa frase da Anais Nin é muita gira, vou guardá-la,
Eliminar"a beleza está nos olhos de quem vê" -- sabedoria popular.
Eliminar"beauty is in the eye of the beholder" -- sabedoria popular em estrangeiro.