Quando estamos no ventre das nossas mães, não temos nenhumas bactérias no nosso tracto gastro-intestinal, mas assim que nascemos somos colonizados. A colónia que recebemos depende das bactérias que estão presentes no nosso nascimento: as da nossa mãe e de outras pessoas em nosso redor. São essas bactérias que permitem que nós retiremos nutrientes da comida que digerimos. Algumas bactérias são mais eficientes, do que outras. Se não tivessemos a nossa colónia, quase tudo o que comíamos voltaria a sair.
Há bactérias que podem contribuir para a obesidade e outras para termos um peso saudável sem que para isso tenhamos de fazer grande esforço físico ou restrições alimentares. A bactéria clostridium difficile é resistente a antibióticos, mas é susceptível de ser tratada com uma terapia de transplante de matéria fecal. Ou seja, "a merda da saúde" terá outro significado em 2016...
"Quando estamos no ventre das nossas mães, não temos nenhumas bactérias no nosso tracto gastro-intestinal, mas assim que nascemos somos colonizados"
ResponderEliminarNão será exactamente assim...mas é aproximado.
Para quem tenha mais curiosidade
ResponderEliminarhttp://directorsblog.nih.gov/2014/05/28/not-sterile-after-all-the-placentas-microbiome/
Bom Ano Rita!
Obrigada. Eu aprendi isso antes de 2014. Estamos sempre desactualizados...
Eliminar