quarta-feira, 28 de março de 2012

Os anos vão passando

Este é um bom vídeo dado que contextualiza a carga policial, mostrando os três minutos que a antecederam. É triste ver como os anos passam, mas a nossa polícia continua a besta de sempre. Começa a carga logo a espancar um jornalista. Não há como disfarçar, muitos dos nossos polícias são uns criminosos:

2 comentários:

  1. No YouTube diz que “O confronto começou quando policiais arrastaram um dos manifestantes para a Rua Serpa Pinto, para trás de um carro. Os manifestantes rebelaram-se contra a ação arbitrária da polícia, e o vídeo começa aí.” Fica por saber por que é que esse manifestante foi retirado do local da manifestação pela polícia… E o que aconteceu atrás do carro.
    Com o devido respeito por opiniões diferentes, o que eu vejo no vídeo é, inicialmente, um conjunto relativamente reduzido de polícias a ser insultado e provocado por um grande número de manifestantes, que lhes atiram objectos, que os empurram e que se perfilam frente aos polícias em pose desafiadora, estando alguns deles preparados com capacete e escudo improvisado. Depois vejo a chegada de reforço policial (da polícia de intervenção) que acabam com aquela situação de intimidação aos seus colegas e que dispersam uma multidão de manifestantes que entretanto estavam a destruir as esplanadas (não é visível nas imagem o que estava a acontecer às esplanadas e lojas antes do reforço policial chegar, mas há relatos dos comerciantes que foram divulgados na comunicação social). Quanto ao jornalista que estava a fotografar a polícia de intervenção, não vemos nestas imagens o que lhe aconteceu. Apenas vemos a polícia a passar por ele (já que ele se colocou entre os manifestantes e a polícia, quando já toda a gente tinha se apercebido que a polícia ia avançar). A única pessoa que se vê a sangrar nas imagens é um polícia.
    As pessoas têm o direito e a liberdade de se manifestar, mas não de pôr em causa a liberdade dos seus concidadãos, ou de os agredir ou destruir o seu património.
    Adicionalmente, os cidadãos têm o dever de acatar as ordens da polícia (quer gostem ou não delas) e não têm direito de agredir e insultar a polícia, só porque ela corporiza a autoridade do Estado. Acho que as pessoas têm de perceber que agredir e insultar polícias é algo que pode não fazer bem à saúde.
    Estas imagens não mostram, mas sabemos que dois fotojornalistas foram agredidos por polícias no decorrer das cargas policiais, o que é, obviamente, lamentável. Espero que a polícia, sem deixar de cumprir as suas obrigações legais, consiga evitar situações deste género.

    ResponderEliminar
  2. "Com o devido respeito por opiniões diferentes,"

    Eu, talvez por usar óculos e até ter sido operado aos olhos, não só tenho respeito por quem tem opiniões diferentes como tenho muito respeito por quem não consegue ver um palmo à frente do nariz.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.