sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cata-Ventos e “immobiles”


Em França, no outono de 1815, no rescaldo da derrota de Napoleão em Waterloo, um editor livreiro parisiense, Alexis Émery, teve a ideia de publicar um “Dictionaire des girouettes”. Ia-se na décima segunda mudança brutal de regime e de poder desde a revolução de 1789. O Dictionaire reunia as notas biográficas de homens políticos conhecidos, de altos funcionários, de académicos, de bispos ou de generais em actividade desde a revolução. Essas notas baseavam-se nos discursos e nos juramentos de toda essa gente ilustre na sequência de várias reviravoltas. Era atribuído um “cata-vento” por cada renegação. O Dictionaire contava um milhar de nomes. Entre eles, Talleyrand, Fouché e o académico Fontanes contabilizavam cada um o número recorde de doze cata-ventos, ou seja, haviam mudado de campo ou posição pelo menos 12 vezes no período em análise. A média era três. O livro teve um êxito enorme - fizeram-se três edições até ao final de 1815. Atraído por estes resultados, um concorrente teve a ideia de confeccionar um “Dictionaire des immobiles”, ou seja, dos personagens que não tinham renegado as suas convicções. Teve a maior dificuldade em encontrar 30 nomes, dos quais só um era conhecido, o marquês de la Fayette.
Trinta imutáveis contra mil cata-ventos: uma lição interessante.

3 comentários:

  1. Falando de Napoleão e de Waterloo, poderíamos também referir as manchetes do jornal "Moniteur" entre a figa de Napoleão de Elba a e sua entrada em Paris:

    1º dia: « L'anthropophage est sorti de son repaire » ; 2º dia : « L'ogre de Corse vient de débarquer au Golfe-Juan » ; 3º dia: « Le tigre est arrivé à Gap » ; 4º dia: « Le monstre a couché à Grenoble » ; 5º dia: « Le tyran a traversé Lyon » ; 6º dia: « L'usurpateur a été vu à 60 lieues de la capitale » ; 7º dia: « Bonaparte s'avance à grands pas, mais n'entrera jamais à Paris » ; 8º dia: « Napoléon sera demain sous nos remparts » ; 9º dia: « L'Empereur est arrivé à Fontainebleau » ; 10º dia: « Sa Majesté impériale a fait son entrée au château des Tuileries, au milieu de ses fidèles sujets »

    ResponderEliminar
  2. Excelente. Penso que o exemplo do Miguel ainda ilustra melhor como as opiniões são voláteis e que os homens, na sua maioria, são camaleões que aderem sem esforço aos costumes e ao poder do momento.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    gostaria de vos dar conhecimento da entrevista de João Ferreira do Amaral ao site letra1.com, poderão consultar o ficheiro áudio com a entrevista completa e partes em vídeo:

    http://letra1.com/2013/02/10797/

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.