quinta-feira, 21 de março de 2013

Dresden 1945: uma cidade de mortos


Em 1942 a Alemanha começava a pagar um preço terrível, colhendo a tempestade que semeara, ainda antes da guerra, com o bombardeamento desapiedado de Guernica em 1937, e, depois da guerra começar, nos ataques implacáveis a Varsóvia, Roterdão, Coventry e zonas densamente povoadas de Londres.
Até ao final da Guerra, nenhuma cidade ou vila alemã de qualquer dimensão conseguira escapar completamente aos horrores das campanhas de bombardeamento dos Aliados. Não sem razão, Goebbels falou de uma política de “bombardeamento de terror deliberado de grandes centros populacionais alemães”. De facto, entre 1943 e 1944, de forma contínua e repetidamente, foram bombardeadas as cidades de Colónia, Essen, Dortmund, Kassel, Darmstadt, Heilbronn, Estugarda, Nuremberga, Munique, Berlim. Em Julho de 1943, num ataque especialmente terrível e devastador a Hamburgo, cerca de 43 mil pessoas morreram consumidas num mar de chamas.
Entre todas as cidades massacradas pelos Aliados, Dresden tornou-se o símbolo por excelência dos bombardeamentos de guerra. Em 13 e 14 de Fevereiro de 1945, os aliados arrasaram impiedosamente o belo centro histórico de Dresden, uma cidade conhecida, devido à sua glória cultural, de Florença do Elba. O duplo ataque - primeiro dos britânicos, depois dos americanos -, incendiário e explosivo, provocou uma autêntica tempestade de fogo que transformou a cidade antiga num verdadeiro inferno. As fontes mais fidedignas falam em 25 mil mortos. De uma realidade já horrível, Goebbels criou um mito mais horrível e duradouro, inventando um número de 250 mil mortos. Os nazis sublinhavam a necessidade de continuar a lutar. Em vão. A quantidade de vítimas e a destruição de uma cidade de beleza singular chocou profunda e duradouramente os alemães. A brutalidade do ataque dissipou todas as dúvidas: o fim da guerra estava à vista.

1 comentário:

  1. não não criou um mito
    era uma cidade apinhada de refugiados que fugiam do avanço russo
    alemães húngaros polacos havia de tudo

    e os prisioneiros de guerra americanos que eram uma fracção dos cangalheiros sepultaram milhares
    slaughterhouse fünf kurt vonnegut junior

    os russos falam em 100 mil mortos pelo menos

    o bombardeamento mais insensato e sem objectivos a cumprir da 2ªguerra mundial

    e queimar seres humanos com fósforo branco e vermelho
    é pior do que com napalm
    com napalm há quem fique vivo...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.