domingo, 12 de maio de 2019

Um malandreco, outro mauzito

Que semana tão atarefada. O país acalmou depois da birra do ilustre PM, que anda a ver se arranja um pretexto para se demitir. Coitadito do nosso malandreco preferido, a única coisa original que disse recentemente é que não há dinheiro. Isso já tinha dito o Vítor Gaspar há mais de seis anos.

Sem plataforma eleitoral, nem estratégia de governação, o melhor é mesmo António Costa tentar sair agora enquanto o leite ainda não azedou. E com o Marcelo Rebelo de Sousa a perder popularidade, ainda vai a tempo de andar a fazer comentário pela TV e depois ser candidato do PS às próximas Presidenciais.

Entretanto, encontrámos um assunto muito mais interessante há coisa de dois dias. O Joe Berardo, outro génio à portuguesa, foi prestar declarações à Comissão Parlamentar de Inquérito e portou-se mal. Ele é tão mauzito, que merece tareia. Ou talvez não, pois tem acesso a telemóveis e a sua reabilitação é quase certa. Aliás, deve ser essa a causa de ele não ter tido um acto de contrição em frente dos deputados.

Que queriam os deputados não se sabe ao certo. Afinal, mudaram alguma legislação como consequência de comissões parlamentares de inquérito passadas? Quando há declarações falsas, alguém é preso? No decorrer da investigação descobrem-se alguns factos que permitam ao ministério público avançar com uma acusação? E há algum plano para recuperar o dinheiro perdido dos bancos ou para arranjar um enquadramento legal que permita que casos destes não se repitam?

Dizem-nos que as eleições estão para breve...




1 comentário:

  1. "Do povo às “elites” (desculpem), cada elemento da presente história expõe o desconchavo pátrio, que se não fosse triste nos inspiraria a vencer o sr. Berardo num campeonato de gargalhadas. Há o pormenor de, na comissão de inquérito, o sr. Berardo ter sido interrogado pela filha, e confessa admiradora, de um assaltante de bancos reformado. Há o génio económico dos comunistas de PCP e BE, que recomendam a nacionalização total da banca para evitar as chatices provocadas pela nacionalização parcial da banca. Há a reacção peculiar do PSD, que atendeu à cartilha e se concentrou nos ataques ao sr. Berardo sem tirar uma ilaçãozinha do que o sr. Berardo significa. E há, principalmente, a condução discreta da história para a essencial temática das comendas.
    No espaço que uma televisão lhe concede, o advogado barra empresário barra comentador barra fervoroso apoiante do “eng.” Sócrates e do dr. Costa, José Miguel Júdice, ameaçou devolver uma comenda se não retirassem ao sr. Berardo a dele. Num ápice, meio mundo começou a discutir a remoção da comenda, ou comendas, de modo a transformar estas no único ponto de interesse do caso. O caso, que envolve esquemas de trafulhice dignos de orgulhar o sr. Lula, reduziu-se repentinamente a uma polémica alusiva às condecorações que o Estado espalha pelos ilustres. Não importa que os ilustres em questão, de “revolucionários” a rematados patetas, incluam uma quantidade de gente sem serventia palpável. Nem importa que, por definição, o regime que entrega os penduricalhos se confunda frequentemente com os respectivos destinatários. Importa é lançar a ideia de que, mal sumam os penduricalhos do sr. Berardo, Portugal entra nos eixos. Claro que se os portugueses acreditarem nisto, acreditam em tudo. Acontece que os portugueses acreditam em tudo – e não ligam a nada. É deles que o sr. Berardo se ri. Com razão."(do artigo "O riso do senhor comendador" no Observador dia 18-05-19)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.