quarta-feira, 12 de junho de 2019

Mudança

Depois de algumas semanas em que me senti bastante cansada, percebi que a culpa era dos chocolates. Foi assim: no trabalho, nós temos chocolates de graça, mas eu como sou meia-esquisita também tenho os meus quadradinhos de chocolate e menta que comia como snack diário. Normalmente, comia uns dois... ou três... ou quatro porque pares é melhor para não ficar nenhum pedaço sozinho e não eram assim tantas calorias, mas também não tinha valor nutricional. Notei que para além de cansada, as minhas articulações doíam, então decidi parar e não é que melhorei e me sinto com mais energia?

Deu jeito a minha mudança porque entretanto recebi uma mensagem de uma amiga a perguntar se não ia ficar por Memphis durante o Verão porque gostaria de visitar porque estavam a caminho da costa do Alabama e era uma boa oportunidade de eu conhecer o filho dela, que tem quatro anos. Perguntei-lhe para quando era a visita e era em menos de uma semana. Oh diabo, tive de andar a organizar o andar lá de cima onde ficam os quartos de hóspedes.

Por acaso, a última vez que estive em Fayetteville, AR, onde ela vive, foi em 2013, logo nessa altura estava ela grávida e apenas lhe entreguei as coisas do baby shower. Até j;a me tinha esquecido destes detalhes, mas durante a visita ela mencionou ao filhote as coisas que eu tinha dado: fiz um cobertores de flanela, outro de pelúcia e flanela (a sério, costurei eu mesma), bordei uns macacões de algodão, etc. É estranho, mas ultimamente não me apetece fazer estes trabalhos manuais. Por sorte, já não tenho amigos com descendência a caminho.

Mas fiquei orgulhosa de mim própria por ser uma amiga tão dedicada. Aliás, os meus amigos aqui têm uma boa impressão minha e acham que o resto dos portugueses são como eu: inteligentes, trabalhadores, atenciosos. Tenho uma lista de pessoas que querem que eu os leve a Portugal e alguns já me ameaçaram de que não passo de 2020 sem os levar. Felizmente, os meus amigos não leram o blogue do Francisco Seixas da Costa, onde se diz que pessoas como eu que emigraram, ainda por cima para as Américas, e têm opiniões formadas acerca do país e que não se inibem de o criticar nunca fizeram nada pelo país. Parece que bons portugueses são aqueles que não querem a mudança porque mudar Portugal é mau.

Bem sei que o Francisco Seixas da Costa também andou pelo mundo, mas era diplomata, não era emigrante. Mas a diplomacia é uma das formas pelas quais se efectua mudança, logo por que razão não nos explica o Francisco porque dedicou uma vida inteira a tentar mudar as relações de Portugal com o estrangeiro? Não seria melhor ter deixado tudo ficar como estava?

E por falar em ficar como estava, como é que se pode criticar a mudança ao mesmo tempo que se elogia uma revolução? Uma revolução é uma das mudanças mais profundas que pode acontecer a um país com a agravante de que a maior parte das revoluções não são pacíficas. Aliás, há a ideia de que as coisas depois de Abril de 74 foram um mar de cravos em Portugal, mas não foram. Ao contrário do que escreve o Francisco, nem sequer houve liberdade para quem foi preso e torturado sem ter sido acusado de um crime e houve centenas de presos nesta situação.

Como é que alguém com o currículo de Francisco Seixas da Costa escreve coisas que não são factuais, nem observam as regras mais básicas de lógica, e ninguém da comunicação social lhe aparece à frente e lhe pede explicações?

Não pensem que Portugal não muda porque alguém não quer. Tudo muda e a mudança é inerente à vida. A única escolha que temos é decidir se queremos mudar por necessidade ou voluntariamente. Se por necessidade, as mudanças são nos impostas e não controlamos os resultados; se formos pela via da mudança voluntária, podemos eliminar situações indesejáveis e posicionarmo-nos para criar novas oportunidades. De qualquer das formas, na mesma não ficamos de certeza absoluta.












2 comentários:

  1. Não percebeu o que escrevi, desculpe lá! Os “estrangeirados” a que me referi foram os que regressaram a Portugal imediatamente após o 25 de abril.

    ResponderEliminar
  2. Não percebeu o que escrevi, desculpe lá! Os “estrangeirados” a que me referi foram os que regressaram a Portugal imediatamente após o 25 de abril.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.