terça-feira, 15 de março de 2022

Impasse moral

Depois de quase três semanas de guerra, a Rússia não consegue dominar a Ucrânia, mas também não sai em retirada. Há duas teorias acerca de como proceder. Uma é que tem de haver uma forma de Putin sair disto sem ser humilhado perante os russos de forma a continuar no poder. Se ele suspeitar que pode perder tudo, então pode muito bem causar ainda mais estragos. A outra é que o ocidente devia juntar forças e dominar os russos até que fosse claro quem saía vitorioso e não seria a Rússia e muito menos Putin -- aliás, convinha que ele fosse despachado porque sabe-se lá o que poderá fazer na sua próxima incursão megalomaníaca.

Tudo isto é muito bem argumentado, mas a realidade tem sempre muito mais nuance do que a estratégia. Os EUA são uma potência militar, só que a história recente demonstra que ter dominância militar não só não é suficiente para dominar o adversário, como o apoio do público americano é caprichoso -- note-se que o apoio dos europeus também não é muito melhor. Ficamos então reduzidos à eterna contradição moral de que não há melhor forma de conseguir solidariedade do que imagens de destruição, feridos, e mortos: os ucranianos precisam de continuar a sofrer para que o ocidente apoie a sua causa. 

4 comentários:

  1. «Um blogue de tip@s que percebem montes de Economia, Estatística, História, Filosofia, Cinema, Roupa Interior Feminina, Literatura, Laser Alexandrite, Religião, Pontes, Educação, Direito e Constituições. Numa palavra, holísticos.»

    Bestial. Não percebem nada de diplomacia nem de política.
    eo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Anónimo" é nome, pseudónimo, heterónimo ou escreve mesmo sob anonimismo?

      Eliminar
  2. Bestial. Não percebem nada de diplomacia nem de política.

    Política vá a M...
    Diplomacia: estais a brincar!
    Se interfirir, aperto o botão. Diplomacia a La Putin.

    Quem é Bestial? Senão quem está a comandar estas atrocidades.
    Assassinando crianças, mulheres e jovens anciões...
    Pesa bem suas palavras...na balança da consciência, isto é: se às tem...passar bem.

    ResponderEliminar
  3. E Assim Vai Morrer a Estrutura de Poder Sionista Que Controla o Ocidente:

    https://toranja-mecanica.blogspot.com/2022/03/e-assim-vai-morrer-estrutura-de-poder.html

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.