quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Males menores

A Nancy Pelosi, porta-voz da Câmara dos Representantes, está na Ilha Formosa, apesar de a China ter avisado os EUA de que uma visita oficial de alguém com um cargo tão alto seria considerado uma agressão à soberania chinesa. É difícil de saber quais as reais intenções dos americanos, mas há várias teorias. Primeiro, diga-se o óbvio: Depois de a China dizer aquilo, ela quase que tinha de ir porque a política internacional dos EUA é decidida pelos EUA. 

Por um lado, a visita pode servir de aviso à China para não invadir a Ilha Formosa. Por outro, cultivar animosidade contra a China era a política da última administração e Biden não se desviou grandemente dela. Não é claro que a visita de Pelosi tenha sido planeada com a Administração Biden e ele tem andado a tentar meter água na fervura, até disse que o Pentágono não achava que a visita fosse boa ideia. Por sorte, como se fosse, foi anunciado que os americanos assassinaram um dos arquitectos dos atentados de 11 de Setembro de 2001 e Biden já fez o seu inevitável discurso, apesar de ainda testar positivo ao vírus Corona. 

Há quem diga que Pelosi tem interesses pessoais na visita, mas isso parece-me mais teorias à moda de QAnon. Parte do eleitorado americano não nutre simpatia pela China, logo isto pode servir de golpe eleitoral dos Democratas meses antes das eleições intercalares, nas quais estão em causa as lideranças democratas na Câmara dos Representantes e no Senado. 

De qualquer dos modos, se a guerra entre a Ucrânia e a Rússia era má, uma invasão da Ilha Formosa pela China é quase um anúncio do fim do mundo que conhecemos. É que os processadores para os computadores vêm da Ilha Formosa e sabe-se lá mais o quê. E depois há também as coisas que são produzidas na China. Isolar a Rússia é fácil; isolar a China é quase impossível a curto prazo. A não ser que se queira uma enorme crise mundial com outra guerra à mistura. Mal por mal, já nos basta a da Rússia.

Na Quinta-feira há eleições no Condado de Shelby, no Tennessee. Hoje telefonaram-me a perguntar se eu ia votar nas eleições e tentaram convencer-me em votar em dois candidatos democratas, um para juiz e outro para District Attorney. Perguntei porque é que ambos os candidatos eram homens e qual a razão de Biden não apoiar mais mulheres. A resposta é que eu devia votar nos Democratas porque tinha de escolher o mal menor. Parece que é o mote do século XXI.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.