quinta-feira, 30 de maio de 2024

The Good, the Bad, and the Ugly

Há uns dias, calhou ir ao Portal das Finanças e eis a minha surpresa quando encontro um lembrete a dizer que está para pagamento o IMI e eu podia consultar os documentos que me permitiriam pagar a prestação. Desta vez não era preciso porque o meu procurador já tinha enviado, mas fiquei feliz de ver o Portal das Finanças mais organizado do que o costume. E hoje recebi correspondência electrónica do lar onde o meu pai vive com uma carta do Ministério da Saúde a indicar que estava em falta o pagamento de taxas moderadoras dos cuidados de saúde que o meu pai recebeu desde 2020. Devia quase 126 euros. Não percebo a razão de terem demorado tanto tempo para pedir o pagamento, mas talvez tenha a ver com a mudança de governo. Dá-me a impressão, bastante alicerçada por estes dois eventos, que as coisas estão mais fluídas, o que acho realmente bom.

No entanto, há um aspecto mau na história das taxas moderadoras. Para mim, o pagamento de 126 euros é trivial, mas imagino que tal não seja para muitas famílias e idosos, logo não é razoável que o estado deixe acumular os pagamentos referentes a quatro anos. Há, também, um outro aspecto estranho. Que aconteceria a esta dívida se o meu pai já não estivesse vivo? O Ministério da Saúde deveria ser mais diligente em manter todas estas contas em dia.

Por fim, uma coisa extremamente feia que a Nicky Haley fez: escreveu "Finish them!" em bombas que vão ser usadas pelo exército israelita. Dado o histórico deste exército, que é um dos mais sofisticados do mundo, em encontrar alvos civis e humanitários, em vez de alvos terroristas, é completamente incompreensível o que ela fez. E chateia-me ainda mais porque eu votei nela nas primárias presidênciais. Como é que uma mulher, ainda por cima que foi Embaixadora junto das Nações Unidas, faz uma coisa destas? Não tem desculpa. Acho que vou ter de lhe escrever a reclamar.

1 comentário:

  1. Concordo inteiramente com os escandalosos atrasos nas cobranças das taxas moderadoras. Até mesmo para o utente ter presente se a cobrança está ou não em conformidade. Enganos todos têm poder identificá-los já outra situação. A mim cobraram-me uma consulta com 1 ano de atraso e já nem sabia se a mesma tinha tido lugar ou não. Pior de tudo é que o mesmo se passa quando o ministério deveria cobrar às entidades privadas. Tanto quanto sei havia uma quantia astronómica a cobrar aos seguros com muitos anos de atraso nem sei mesmo se alguma vez foi cobrada. Como disse Helena Roseta um destes dias, o prejuízo é sempre para o setor publico. A administração publica no geral parece mal formada e mal gerida já que os seus funcionários não percebem o mal que resulta para o país nestas ações.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.