quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aumentam-se os descontos para a Segurança Social porque a sua descida deu resultados em outros países

Lê-se a entrevista ao chefe de missão do FMI e não se acredita:
  • P.1 Mas a medida tomada é mais ou menos neutra em termos orçamentais. Por isso se questiona: irá mesmo ter impacto no emprego? 
  • R.1 A nossa convicção é a de que sim. É que irá suportar a procura de emprego.

  • P.2 Esta medida foi posta em prática em algum outro país? 
  • R.2 Várias formas de desvalorização fiscal foram postas em prática em outros países. Tipicamente, o modo como é feita é aumentando o IVA. 

  • P.3 Mas na forma como foi feita, com aumento das contribuições dos trabalhadores, não têm nenhuma experiência? 
  • R.3 Algo que já foi feito foi comparar a TSU praticada em Portugal com a de outros países. Os níveis estão adequados agora. A contribuição total não é excessiva quando comparada com os outros países. 
Está explicado como é que se chegou a esta alteração da TSU:
  1. A não-resposta à terceira pergunta deixa bem claro que o que estão a tentar fazer em Portugal nunca foi feito em mais lado nenhum. 
  2. A resposta à segunda pergunta é de um desplante criminoso: justifica-se a subida da TSU em Portugal (de 34;75 para 36%) argumentando que a sua descida em outros países teve efeitos benéficos.
  3. Finalmente, a primeira resposta diz-nos que, perante a falta de qualquer evidência teórica ou empírica que justifique este absurdo, a convicção do homem é suficiente para pôr o país em convulsão social. Meus caros: in God we trust, all others bring data!
Isto é de gente obstinada que não usa a razão. Enfim, renovo o meu pedido:

PARA QUE SE VALORIZE O ESTUDO E A TOMADA DE DECISÕES FUNDAMENTADAS EM VEZ DO EXPERIMENTALISMO SOCIAL, PODE O GOVERNO DISPONIBILIZAR OS ESTUDOS, BEM COMO OS DADOS QUE OS SUPORTAM, QUE JUSTIFICAM O AUMENTO DA TSU, BEM COMO A ALTERAÇÃO DA REPARTIÇÃO DO SEU PAGAMENTO ENTRE TRABALHADORES E EMPREGADORES?

4 comentários:

  1. é da minha vista ou o seu post é uma falácia que pretende demonstrar que porque existe um aumento global o efeito de descida para as empresas não existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este meu post não pretende demonstrar tal coisa. Isso está mais do que demonstrado em posts anteriores.

      Eliminar
    2. De qualquer forma, o que é uma óbvia falácia é comparar uma situação de uns em que diminui a TSU das empresas e a TSU total diminui no mesmo montante com uma situação em que se diminui a TSU para uma parte, se aumenta para outra parte e no global há um aumento. Isto é que é uma falácia. E que se transfiram mais de 2000 milhões de euros de uma parte da população para outra com base numa falácia tão óbvia é, ou devia ser, absolutamente repugnante.

      Eliminar
  2. Já dizia D. Januário Torgal Ferreira: "este Governo é profundamente corrupto e usa da mais vil baixeza para esbulhar of portugueses das conquistas alcançadas nos últimos 20 anos". O episódio da TSU mostra uma vez mais que o bispo da tropa sabe o que diz e diz o que quer!

    Jaime Garroucho

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.