Um blogue de tip@s que percebem montes de Economia, Estatística, História, Filosofia, Cinema, Roupa Interior Feminina, Literatura, Laser Alexandrite, Religião, Pontes, Educação, Direito e Constituições. Numa palavra, holísticos.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Poder de dragão...
Menos de uma semana depois de o BCE formalmente anunciar que ia inundar o mercado de euros, basta a vitória do Syriza na Grécia para o euro apreciar. O mercado é irracional no curto prazo e não se pode fazer grandes ilações destes movimentos, mas não deixa de ser curioso. Como bem observou o Luís no outro dia, atravessamos águas nunca antes navegadas. A palavra de ordem é mesmo "incerteza".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
" O mercado é irracional no curto prazo"
ResponderEliminarEu tenho sempre dificuldades com este tipo de afirmações. Lá porque eu não percebo a lógica de um dado movimento não quer dizer que ele seja irracional.
No curto prazo, há demasiado "white noise". Para além disso, hoje em dia, os mercados são facilmente manipuláveis no curto prazo por causa de coisas como "high density trading" e colusão de traders, em que o objectivo não é reflectir a informação fundamental do mercado, mas sim tirar proveito de movimentos rápidos de muito curto prazo.
EliminarSuponho que podes argumentar que para os "traders" é racional manipular o mercado. A maneira como eu interpreto é que, em economia, quando nós falamos em racionalidade, normalmente estamos a referir-nos à procura e oferta reais do mercado e à forma como o preço reage às expectativas de evolução da oferta e da procura. O mercado de câmbio é considerado competitivo, mas há áreas cinzentas. Achas que quando Soros atacou a libra esterlina, o "mercado" comportou-se de forma racional no curto prazo?
ResponderEliminar