domingo, 1 de novembro de 2015

Uma farsa

Em 1922, um senhor chamado Walter Lippmann publicou um livro fundamental intitulado “Public opinion”. Na verdade, Lippmann fala pouco sobre opinião pública, mas introduz uma série de conceitos fundamentais. O mais importante é, sem dúvida, as “pictures in our heads”.
As “pictures in our heads” são os estereótipos, um termo introduzido por Lippmann nas ciências sociais. Como é sabido, os estereótipos são generalizações, hipersimplificações da realidade, visões rígidas sobre nós e os outros. Para Lippmann, todos estamos condicionados pelos estereótipos, criados por nós próprios ou que nos foram inculcados pelos outros. Os estereótipos são mapas que nos permitem orientar num mundo cada vez mais complexo. Podem induzir-nos muitas vezes em erro, mas são inevitáveis, dada a nossa compreensão finita das coisas.
Os estereótipos podem não ser uma fotografia completa do mundo, mas são uma fotografia de um mundo possível ao qual o indivíduo está adaptado. Em consequência, qualquer perturbação dos estereótipos parece um ataque às fundações do universo. E, quando as coisas importantes (big things) estão em perigo, o indivíduo não faz qualquer distinção entre o seu universo e o universo.
Os estereótipos não são, portanto, apenas uma forma de substituir a confusão ruidosa do mundo pela ordem. Não são apenas um atalho. São a garantia da manutenção do sistema de valores do indivíduo e do status quo. Cada indivíduo cria uma realidade que considera apropriada para si. Usa estereótipos que garantam o autorrespeito e uma projeção do mundo de acordo com os seus próprios valores e age como se as suas representações correspondessem aos factos reais.
Carradas de estudos empíricos têm confirmado aquilo que Lippmann intuiu há quase 100 anos. É o caso das chamadas “profecias auto-confirmatórias”, a tendência do indivíduo para se concentrar nos factos que confirmam as suas convicções e se afastar ou desvalorizar aqueles que as contradizem.
93 anos depois da publicação da obra de Lippmann e das milhentas confirmações das suas teses, acho quase caricato ouvir ainda os jornalistas a dizer que se limitam a contar as coisas tal como elas são. O primeiro passo para serem rigorosos e se aproximarem da verdade é reconhecerem, pelo menos para eles próprios, que estão condicionados pelos seus estereótipos.
Em muitos países civilizados, os media assumem a sua ideologia e todos sabem ao que vão quando os compram. Em Portugal, alimenta-se uma farsa.

4 comentários:

  1. Excelente texto e não podia concordar mais com a conclusão.

    Tenho por hábito ler jornais ingleses online - vivi lá uns anos e sinto uma ligação ao país - e sei, à partida, com o que conto: sei que o Telegraph vai ser Tory (o Times também, mas mais discretamente) e que o Guardian de esquerda (maioritariamente Labour). Há jornais que mudam, mas de forma aberta (o Independent foi, durante bastante tempo, Lib-Dem - agora é mais Labour). Há pasquins à la CM, mas sabemos onde se situam (Daily Mail, MUUUUUITO Tory).

    E tudo isto é aberto e transparente, incluindo "endorsments" nas eleições. Prefiro assim - posso ler os jornais sem achar que têm agendas escondidas. Têm agendas, mas estão à vista de todos.

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    1. Obrigado pelas suas palavras. Em Portugal, há muita gente a reclamar que a comunicação social está a virar à direita. Penso que essa análise é feita olhando só para os comentadores, e mesmo assim é duvidosa tal conclusão - e, a ser verdade, também se pode dever ao facto de haver neste momento mais pessoas de direita que sabem escrever e comunicar nos media do que havia no passado, em que os mais talentosos se calhar eram de esquerda. De qualquer maneira, essa análise esquece as notícias propriamente ditas, que estão carregadas de ideologia, sentimentos, causas, etc. que só um olho mais treinado consegue perceber. O Lippmann não achava que se tratasse sobretudo de um problema de manipulação por parte dos media, ou seja, de uma acção voluntária em enganar as pessoas, tinha antes a ver com uma série de limitações dos jornalistas, a começar pelos seus estereótipos.

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  2. Outra farsa é a dos 'independentes' da política portuguesa, mas esses têm universos muito variáveis e ajustáveis.

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    1. Independentes são aquelas pessoas que, sendo eleitas por um partido, cumprem a disciplina de voto. /sarcasm

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