terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ao espelho

Desde que Donald Trump surgiu como candidato, os EUA têm andado a ver-se ao espelho com mais atenção. O que aconteceu em Charlottesville é apenas um de muitos episódios, mas por ter uma vítima mortal ganhou uma dimensão muito maior. Talvez a idade me tenha tornado cínica, mas morte era o que eu estava à espera. É sempre preciso mortes para haver mudança porque a maioria das pessoas não quer mudar e muitas pessoas têm dificuldade em visualizar o impacto potencial de algo antes de morrer alguém. Mesmo assim, nem sempre uma morte é suficiente para que as coisas mudem.

Veja-se o caso horrível das crianças que pereceram no tiroteio de Sandy Hook. Como é possível que depois de tal tragédia não tenha havido uma mudança maior no acesso a armas? Nessa altura, era presidente Brack Obama e suponho que isso ajudava a branquear a tragédia, pois oferecia algum consolo às vítimas, às suas famílias, e ao resto da nação. Para além disso o Presidente Obama era a favor do controle de acesso a armas. O Presidente Trump é a favor do que lhe dá mais exposição mediática; o conteúdo do que diz e as potenciais consequências são irrelantes.

Ironicamente, talvez Donald Trump por ser tão bruto e insensível seja mais eficaz a criar mudança do que Barack Obama. O que está a acontecer por todo o lado é um tipo de confronto civil em que facções opostas se debatem, mas não é tão violento como uma guerra civil, o que até é surpreendente num país tão armado como os EUA. Continuo a achar que será mortal para algumas pessoas, pois é essa a lição que tiramos da história.

No This American Life de há três semanas falaram de dois dos confrontos que se estão a desenrolar em pequenas cidades nos EUA; recomendo a sua audição para terem uma ideia da dimensão, ou talvez profundeza, do processo.


3 comentários:

  1. O grande legado de Donald Trump foi as reacções aos seus discursos:
    - passou a ser mais facilmente visível que OS JORNALISTAS DO SISTEMA SÃO GENTE QUE NÃO PRESTA - são uns nazis armados em humanitários.
    .
    Um exemplo: A alta finança, capital global, está apostada em terraplanar as Identidades, dividir/dissolver as Nações para reinar... como Donald Trump andou a falar em fronteiras (logo, subentende-se, é possível uma Identidade defender-se/sobreviver) os jornalistas mercenários chegaram ao ponto de andar a evocar a imigração para a América... quer dizer, ao mesmo tempo que os jornalistas mercenários andam por aí a acusar povos de deixarem 'pegada ecológica' no planeta, em simultâneo, eles revelam um completo DESPREZO pelo holocausto massivo cometido sobre povos nativos na América do Norte, na América do Sul, na Austrália, que (apesar de serem economicamente pouco rentáveis) tiveram o «desplante» de quererem ter o SEU espaço no planeta, de querem sobreviver pacatamente no planeta, e de quererem prosperar ao seu ritmo.
    -» Tal como a alta finança, capital global, os jornalistas do sistemas SÃO NAZIS: eles são intolerantes para com os povos autóctones - economicamente pouco rentáveis - que procuram sobreviver pacatamente no planeta.
    [nota: nazi não é ser alto e louro, blá, blá, blá... mas sim, a busca de pretextos com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros]
    .
    .
    .
    .
    P.S.
    DEMOGRAFIA E SEPARATISMO-50-50: Todos Diferentes, Todos Iguais... ou seja, todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» inclusive as de rendimento demográfico mais baixo, inclusive as economicamente menos rentáveis.
    -» Os 'globalization-lovers', UE-lovers e afins, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
    ---» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/.
    .
    .
    P.S.2.
    É necessário um activismo global
    -» Imagine-se manifestações (pró-Direito à Sobrevivência) na Europa, na América do Norte (Índios nativos), na América do Sul (Índios da Amazónia), na Ásia (Tibetanos), na Austrália (Aborígenes), ETC... manifestações essas envolvendo, lado a lado, participantes dos diversos continentes do planeta (indivíduos autóctones interessados na sobrevivência da sua Identidade) ... tais manifestações teriam um impacto global muito forte.

    ResponderEliminar
  2. Giuseppe Tomasi di Lampedusa: In Il gattopardo
    Se tutto deve rimanere com'è, è necessario che tutto cambi.
    Rita, Vexa não passa de uma criança, seja qual for a 'idade' que tenha. Pode saber 'montes de economia'. Nada sabe da Vida.
    Cumprimenta
    eo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, pois ser criança é muito especial. Julgo que temos a mesma opinião acerca do tópico: usar isso como insulto demonstra que a pessoa que o faz tem sérios problemas.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.