segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Cidadania

É feio generalizar, mas quem visita Portugal nota que as pessoas pouco ou nenhum respeito têm pelas outras. Basta pensar nos passeios, que em vez de estarem livres para os peões, servem de parque de estacionamento; ou servem de latrina dos cães porque muita gente que passeia os seus animais não acha que valha a pena limpar a caca.

Há ainda o lixo que atiram para o chão, os carros a apitar porque quem vai à frente vai devagar demais, os berros e a música alta, os encontrões, o cheiro a urina nos becos, túneis, escadas... Finalmente, há a gestão de tempo, que é péssima, mas acha-se que o mundo espera por qualquer pessoa em Portugal e o tempo não tem valor nenhum, logo a expressão "Ele/ela que espere, que eu também esperei nove meses!" é frequentemente ouvida.

Perante isto, acho engraçado que impliquem com os turistas. É que incomodar o vizinho é essencialmente português, logo se querem que os turistas se assimilem em Portugal, eles têm de incomodar. Se querem que não incomodem, comecem por dar o exemplo e sejam melhores cidadãos e, já agora, exijam que os vossos vizinhos façam o mesmo.

1 comentário:


  1. Concordo inteiramente.
    Em Roma sê romano ... ou a teoria das janelas quebradas ...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.