sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Olá!

Ontem não tive oportunidade de vos escrever. Na Quarta-feira, tivemos uma pequena crise no meu grupo de amigas. Uma delas vive perto de uma das barragens que estavam cheias. Apesar de as autoridades darem indicação de que a zona da casa dela não iria inundar, ela não confiou muito pois viu a água subir na propriedade a uma velocidade superior ao que se tinha projectado.

Temos estado em contacto umas com as outras pelo grupo de SMS que criámos, menos as amigas mais idosas (uma não tem telemóvel, mas vive na minha rua, e outra tem telefone fixo, mas perdeu a electricidade e não tinha como carregar o telemóvel, logo tinha de poupar energia). Todas as manhãs durante o período de inundação davamos o relatório da situação de cada uma e mantinhamos conversas durante o dia para ver se havia mudanças. Se alguém não respondia por muito tempo, tentávamos telefonar ou procurávamos por informação através de outros amigos comuns.

Então, na Quarta-feira, quase todas achámos que a nossa amiga devia sair para uma zona mais segura, mas tendo ela uma cadela de porte médio e duas gatas, não queria incomodar. A minha casa está equipada para cão, mas eu sou relativamente recente no grupo de amigas e talvez ela não tivesse muita confiança comigo. Falei em privado com outra amiga para ver se a conseguia convencer -- cheguei a dizer-lhe que até me dava jeito ter alguém com quem falar, pois tenho estado basicamente em casa, e depois joguei o meu trunfo: tenho uma casa tão grande para uma pessoa só, que tenho de justificar tê-la. Acabou por sair, por fim, pela noite avançada de Quarta-feira.

Mesmo que a casa dela esteja bem, se a vizinhança foi afectada, é provável que haja controle no acesso à vizinhança. Há vizinhanças em que, se a pessoa sai, depois não deixam entrar, pois têm medo de que seja alguém que queira roubar as casas. Por outro lado, com os animais é muito mais difícil gerir a vida, especialmente porque a cadela é uma sobrevivente do furacão Katrina e sofre de ansiedade -- quando há tempestades, tem de tomar Valium. Já com as gatas, é difícil de as manter na gaiola durante muito tempo, mas se andam à solta e for preciso sair rapidamente, é difícil apanhá-las porque ficam mais ariscas quando assustadas.

Por sorte, o meu cão está com o pai e a zona onde estão não foi afectada, ou seja, a minha casa estava completamente livre para receber os animais e nem se colocavam problemas de ter de os introduzir ao meu cão, quando ainda estavam sob uma situação de stress. A primeira noite foi mais tensa, mas a noite passada, já estava tudo mais relaxado.

Ontem já tivemos correio e uma amiga minha portuguesa tinha-me enviado uma lembrança de Portugal antes de o furacão atingir, com o intuito de me matar saudades da terra mãe. Foi a minha hóspede que trouxe o correio e mostrei-lhe o conteúdo da encomend; também lhe disse onde vivia a minha amiga portuguesa: no Alentejo. Passados uns minutos, estava a hóspede no tablet com o mapa de Portugal aberto a tentar perceber onde ficava o Alentejo. Dei-lhe uma pequena visita guiada de Portugal pelo tablet.

Ao almoço também lhe servi algo português: cozi batatas com cenouras, nabo, e ovo, e servi com atum em lata Bom Petisco; em vez se temperar os ingredientes cozidos com azeite e vinagre em separado, acho mais saboroso emulsificar os dois e adicionar um pouco de sal e pimenta. Ficou fã, especialmente do atum e disse que ia tentar lembrar-se e cozinhar em casa.

Convidámos uma outra amiga que vive perto de nós para jantar e foi bastante relaxante ter um convívio "normal" durante este período de crise, mas enquanto não soubermos o que aconteceu à casa estamos sempre com aquela inquietação algures na nossa cabeça.

5 comentários:

  1. Se eu morasse perto de si, sentir-me-ia mais seguro se me visse confrontado com uma tempestade semelhante à que descreve. É certo que também tenho bons vizinhos, mas a Rita, pelo que se vê, não lhes fica atrás.

    ResponderEliminar
  2. «(...)
    onde vivia a minha amiga portuguesa: no Alentejo. Passados uns minutos, estava a hóspede no tablet com o mapa de Portugal aberto a tentar perceber onde ficava o Alentejo.
    (...)»

    - Não é "frame", é uma fotografia real tirada em fim de tarde, no Alentejo, em Abril de 2015.

    https://scontent.flis2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/11082668_10202773551938299_378863555672873393_n.jpg?oh=cc81b51126268dc44e6ef69bfa3a2eed&oe=5A24CF87

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.