segunda-feira, 19 de março de 2018

Manic Monday

Iremos começar uma semana em grande porque, na Sexta-feira passada, Andrew McCabe, o Deputy Director do FBI, foi despedido por Jeff Sessions, o Attorney General dos EUA, algumas horas depois de sabermos que Robert Mueller, o investigador especial do envolvimento da Rússia nas eleições presidenciais americanas, tinha enviado aos advogados de Donald Trump uma intimação para obter alguns documentos da Organização Trump. Depois disso, John Dowd, advogado de Trump, disse que “rezava” para que a investigação de Mueller terminasse -- não percebo muito bem como é que um advogado que deve ser bastante caro diria uma coisa tão irresponsável, até na Fox News se critica -- e Donald Trump foi para o Twitter dizer mal de James Comey, o antigo Director do FBI, Andrew McCabe e, pela primeira vez, de Robert Mueller.

É estranho que Jeff Sessions tenha concordado em despedir McCabe porque se tinha negado a se envolver em questões da investigação da Rússia, logo se o Presidente der a entender que foi esse o motivo para McCabe ser despedido, isto ficaria muito mal para Sessions, que poderia ter de se demitir. Depois, levanta a possibilidade que Trump estar prestes a demitir Mueller, o que forçaria alguns Republicanos no Congresso a tomar acção, pois comprometeram-se a fazê-lo caso isso sucedesse. Lindsey Graham, senador republicano, diz que seria o princípio do fim da Presidência de Trump.

Não acho que os Democratas arrisquem muito para tentar tirar Trump de lá. Por um lado, o que acontecer de mau irá cair nas costas dos Republicanos, o que é um incentivo para estes agirem. Por outro lado, os Democratas não têm poder suficiente para tirar de lá o Presidente sem ajuda dos Republicanos e é mais fácil os Democratas cooperarem com o GOP do que o contrário, logo tem de ser mesmo o GOP a manusear esta batata quente.

A modos que anda por aqui tudo em pulgas para saber como se irá desenrolar esta semana, falando—se numa Manic Monday, que faria pandan com o Saturday Night Massacre da Administração Nixon.

Ah, PVI (para vossa informação), em Abril sai o livro de James Comey, que, pelo número de encomendas, já é um best-seller. Uma das noras de Donald Trump, a Vanessa, casada com o Jr., pediu o divórcio e contratou um advogado especialista em Direito Criminal. E ainda: estamos a começar a ter noção da forma como a campanha de Trump utilizou informação recolhida nas redes sociais durante a eleição, o que poderá ter consequências para o Facebook.


2 comentários:

  1. A paranóia russófoba pós queda do muro de Berlim, ultimamente empolgada pelos derrotados das últimas eleições presidenciais americanas, é a maior ameaça à paz mundial desde a Segunda Grande Guerra. Espatifou os regimes seculares tampão do fanatismo islâmico e não descansa enquanto não rebentar com esta merda toda.

    ResponderEliminar
  2. Essa polémica do facebook também é engraçada. Obama foi endeusado quando, entre as principais razões, atribuiram à sofisticação do uso das redes sociais a sua vitória nas eleições. Agora Trump é demonizado exactamente pela mesma razão.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.