quinta-feira, 12 de maio de 2022

Saudosismo

Vi mesmo agora que Portugal foi apurado para a Eurovisão com uma canção chamada "Saudade, saudade." Eu entendo que pessoas como eu, emigrantes e pobres de espírito, cultivem este saudosismo, mas o pessoal do Continente (não do hipermercado), que é tão sofisticado, faria melhor em tratar do futuro e usar o passado apenas como referência, não ponto de chegada. Depois recordo-me, como dizia a um amigo português hoje ao telefone, que os portugueses nem topam que têm um hino que elogia a emigração: heróis do mar, não heróis que ficam em terra.

Por falar em elogios aos portugueses, acabei de ler um livro sobre agricultura no Minho no século XX, chamado "Today There is No Misery". O autor é de antropologia e sociologia rural e apresentou um levantamento do que era viver no Minho rural, especificamente em Pedralva. Pelo caminho, avaliou as receitas propostas por economistas, engenheiros agrários, e governantes, das quais foi crítico. Concordei com bastante do que disse; aliás, os americanos, com o seu pragmatismo e obsessão em validar os argumentos através de dados, são sempre uma boa fonte de argumentos interessantes.

Tenho a felicidade de conhecer e ter bastantes amigos americanos que viveram os tempos da Depressão dos anos 30 e me contam como era a vida naquela altura. Mesmo na minha família americana, a minha ex-sogra, ainda tinha muitos dos hábitos de cozinha que tinha aprendido da mãe. Certas zonas de Portugal, quase até aos anos 70 eram bem pior do que a Depressão americana, o que impressiona bastante. Famílias a ter de dar os filhos para servir em casas mais abastadas porque não tinham como os sustentar, consumo de vinho porque era a única forma de obterem hidratos de carbono e calorias... Quase todo o trabalho em zonas rurais servia para não se morrer de fome. 

Foram tempos duríssimos, mas na altura havia alguma saudade de quando as coisas eram tão más que as pessoas eram forçadas a se ajudarem mutuamente. Esse espírito de entre-ajuda e sobrevivência parece ter ficado no passado, mas restam as canções a elogiar a saudade.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.