domingo, 30 de outubro de 2011

Boardwalk Empire - When alcohol was outlawed, outlaws became kings


Hollywood produz carradas de lixo cinematográfico,”pensado” para adolescentes acéfalos. Vai-nos valendo as séries televisivas americanas, que vivem a sua época de ouro. A lista das grandes séries americanas é longa e, infelizmente, não há tempo para as ver todas. Boardwalk Empire é apenas mais um exemplo dessa excelência televisiva. Conta com a chancela de Martin Scorsese, que ganhou recentemente um Emmy pela realização do episódio piloto.
O centro da acção é Atlantic City, uma cidade do Estado de New Jersey que teve nos anos 1920 um grande desenvolvimento e hoje é uma espécie de segunda Las Vegas devido aos seus casinos. E por lá desfilam os grandes gangsters da América do século XX, em especial Al Capone e Charlie “Lucky” Luciano.
Um Steve Buscemi em grande forma é “Nucky” Enoch Thompson, um político mafioso que percebeu logo a oportunidade de ouro para ganhar fortunas graças a uma lei feita, segundo as palavras do personagem, por ”ignorant bastards”. Refere-se ao National Prohibition Act, conhecido informalmente por Volstead Act (lei seca) e que entrou em vigor a 15 de Fevereiro de 1920, data em que arranca a trama da série.
Os resultados desastrosos da lei seca, que terminaria, salvo erro, em 1933 (pouco tempo depois da prisão de Al Capone), continuam vivos na memória colectiva. Talvez por isso os “ignorant bastards” ainda não se atreveram a ir mais longe nas leis do tabaco.
Como lamentava um dos mafiosos da série, era realmente uma pena que ninguém se tivesse lembrado de fazer uma lei igual para o tabaco.

2 comentários:

  1. O título do teu post fez-me lembrar um dos slogans mais usados para defender que as armas sejam legais nos EUA: "If guns are outlawed, only outlaws will have guns"

    ResponderEliminar
  2. Caro José Carlos,

    Estou inteiramente de acordo consigo: os quatro episódios que vi prometem uma excelente série. Obrigado pela sua sugestão. Nunca gostei de Atlantic City. Estava sempre a chover quando lá tive que ir (foi em trabalho, por causa dumas obrigações emitidas por um dono local). Achei o ambiente deprimente.

    Mas a sua sugestão é também oportuna. Agora que parece que o crédito está proibido, começo a pensar quem vão ser os mafiosos que irão agarrar esta oportunidade de ouro. Dizem-me que nos tempos idos dos contrôlos do crédito noa anos Oitenta se fez o mesmo...

    Obrigado.

    F

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.