domingo, 12 de julho de 2015

Tragédia grega

Os demagogos foram os estranguladores de grandes civilizações. As civilizações grega e romana sucumbiram às mãos desta fauna repugnante. É muito difícil salvar um povo quando chegou a hora do poder dos demagogos.

7 comentários:

  1. A civilização romana acabou após séculos de algo muito parecido com uma ditadura militar (aquilo a que chamamos o "Império").

    Quando a civilização grega acabou (estou considerado a conquista romana como o fim da civilização grega), a Grécia há muito que tinha voltado a ser governada por monarquias dinásticas tradicionais (nomeadamente os descendentes de Alexandre o Grande).

    Desconfio que o preconceito contra os "demagogos" é mais o resultado da influência na cultura ocidental do proto-totalitário Platão (de novo, a civilização grega...) do que algo com uma base muito sólida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que os demagogos são tipo abutres, aparecem quando as coisas já estão tremidas, e nesse sentido tens razão, se escavarmos um bocado nas causas das derrocadas, eles são uma espécie de machadada final. Muitos dos ditadores que referes eram demagogos, aliás os demagogos geralmente conduzem a este tipo de regime. Sobre o Platão, também é verdade o que dizes, mas isso não quer dizer que ele não tenha visto bem o problema dos demagogos.

      Eliminar
  2. Se te referes ao Tsipras, eu não acho que ele seja um demagogo. A demagogia acabou quando ele foi eleito. Ele não está a ser demagogo, ele disse que a Grécia não conseguiria sobreviver, mas que gostaria de ficar no euro. Isso é a verdade. Os métodos dele podem ser longe de convencionais, mas basta estudar esta crise para verificarmos que a UE não avança com métodos convencionais. A UE não avança, ponto! Quantas vezes é que a Merkel já anunciou que a situação estava sob controle e que a crise estava resolvida? Eu acho a Merkel uma demagoga maior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizes que a Merkel é demagoga e o Tsipras não. Discordo. Por acaso até acho que a Merkel é a única que tem uns laivos de estadista. O Tsipras marca um referendo, faz campanha por um não à austeridade e a seguir assina um pacote de austeridade maior que o anterior que estava em cima da mesa. Como é que designas esse comportamento?

      Eliminar
    2. Mas quando digo que chegou a hora dos demagogos não quero dizer que isso se aplique apenas à Grécia. Dá-me impressão que há neste momento um pasto fértil em vários países europeus para o aparecimento e crescimento dos demagogos, à direita e à esquerda.

      Eliminar
  3. Há palavras que apesar de terem um sentido conotativo mais ou menos claro adquiriram também sentidos denotativos muito fortes e demagogo (tal como "neoliberalismo", "solidariedade", "austeridade" e "fascista") parece-me ser uma delas... Quero com isto dizer que são palavras que muitas vezes são usadas como forma de colocar uma questão fora do âmbito da discussão, em vez de serem encaradas como "descrições não valorativas de um fenómeno". Assim, por exemplo, um político que descreve algo como "fascista" e "neoliberal" não precisa de argumentar nada para sabermos que se refere a algo com que não concorda, um político "populista" ou "demagogo" é um político com que "pessoas de bem" nunca poderão concordar, etc.

    Se olharmos para a definição de demagogo no dicionário "Aquele que usa de demagogia (exploração pessoal da excitação das paixões populares) ", é claro qual (ou quais) dos intervenientes utilizaram claramente as "emoções das massas" na luta política. E se alargarmos o conceito para "aquele que explora as paixões populares, prometendo o que não está na sua mão cumprir", a maioria dos intervenientes poderá caber no conceito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que há sempre uma dose de demagogia nos políticos, já os gregos diziam que um dos perigos da democracia é resvalar para a demagogia. Mas há vários graus de demagogia. A Merkel não prometeu nada as alemães que não pudesse cumprir ou pelo menos nada de extravagante. Já de Tsipras não se pode dizer o mesmo em relação aos gregos. Tsipras encaixa na perfeição nas definições dadas pelo Pedro Silva.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.