terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Teoria Geral da Economia

"Com a subida do ISP, a empresa receia que os consumidores portugueses abasteçam menos o carro, com Carlos Gomes da Silva a responder com a "teoria geral da economia: a produção de consumo é sempre retraída quando os preços sobem"."

Fonte: Jornal de Negócios, 8/2/2016

A Galp acaba de anunciar que o seu lucro aumentou 71,5% em 2015. Parece-me um bocado excessivo ter um aumento dos lucros desta natureza quando há competição no mercado, pois quando as empresas competem os lucros não podem subir muito. Um mercado perfeitamente competitivo é aquele em que a entrada de mais um produtor no mercado causaria que os lucros se tornassem negativos. Em perfeita competição é, por isso, possível haver lucros positivos, não podem é ser anormalmente altos. Mas a competição raramente é perfeita. A justificação dada para o aumento dos lucros é que o custo de financiamento está mais barato. É verdade, as taxas de juro desceram bastante, mas outra coisa que também desceu foi o preço do petróleo, ou seja, duas componentes do custo da Galp. No entanto, o euro depreciou face ao dólar e o petróleo é cotado em dólares, logo a depreciação cambial absorveu parte da descida dos custos.

O Presidente da Galp, Carlos Gomes da Silva, espera passar os custos do aumento do imposto sobre produtos petrolíferos aos consumidores. Como este imposto reduz a competitividade de preço do gasóleo em Portugal, há a possibilidade de as transportadoras irem abastecer-se a Espanha. Ele diz, então, que a Galp está preparada para os fornecer em Espanha. Em Espanha, quem arrecada impostos é o governo espanhol. Isto da livre circulação de bens e pessoas é uma chatice...

4 comentários:

  1. "Um mercado perfeitamente competitivo" é justamente aquilo que o mercado de combustíveis em Portugal não é. É um monopólio de facto da GALP na refinação. Existem diversos competidores na venda, mas todos compram o produto refinado na GALP...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Presidente da Galp chegou a mencionar competição. A teoria económica serve para qualquer coisa: basta fazer de conta que os pressupostos são irrelevantes.

      Eliminar
    2. penso que existe uma empresa relativamente nova no mercado, a OZ Energy, que não está dependente da refinação da GALP.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.