sexta-feira, 1 de abril de 2016

Estou profundamente triste...

"I am non-European, I don't do conventional work, and I am a woman. On the one hand all of these things together make it easier -- but on the other hand it is very difficult."

~ Zaha Hadid

Acabei de saber que Zaha Hadid morreu ontem. Era a minha arquitecta preferida, uma grande senhora nascida no Iraque, em 31 de Outubro de 1950, naturalizada britânica, irreverente, e que, quando alguém lhe disse que era impossível construir um edifício que ela tinha desenhado, respondeu à pessoa qualquer coisa como "Meu caro, as leis da física são as mesmas em todo o universo."

O seu trabalho é extremamente sensual e tem um certa leveza, que parece desafiar as leis da gravidade. Em 2004, foi a primeira mulher a receber o Prémio Pritzker. Um dia, quero ir a Baku, no Azerbaijão, só para poder visitar Heydar Aliyev Center, que foi construído em 2013. Aqui está ele:

Podem ler o obituário no The New York Times, onde também encontram uma lista de alguns dos edifícios mais conhecidos que desenhou.

1 comentário:

  1. Este é fabuloso, Rita. E acho mesmo que ainda não encontrei, entre inúmeras fotografias que fui vendo, um edifício desenhado por ela de que não goste.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.