domingo, 22 de janeiro de 2017

A Direita que se cuide

Uma das políticas que Donald Trump quer implementar é investir em infra-estrutura pública. Como irá ser pago? Através de parcerias publico-privadas. Onde irá ser gasto? Não se sabe, mas supõe-se que Trump irá querer recompensar quem votou nele. Os eleitores de Donald Trump localizam-se em áreas com baixa densidade populacional e nível de educação baixo. Se a infra-estrutura for aí localizada, não criará tanto crescimento para o país, especialmente porque a infra-estrutura mais envelhecida foi construída para uma economia que já não existe.

Os mais atentos notarão que isto poderá acabar sendo uma armadilha de empobrecimento, pois má localização dos gastos em infra-estrutura, sem levar em conta análise de custos-benefícios, é uma das razões pela qual Portugal se endividou e esta política não gerou crescimento para o país, mas sim empobrecimento. Outra coisa que as PPPs permitem é que se esconda a dívida pública, como descobriu o governo de Pedro Passos Coelho, quando a Troika fez as contas à dívida portuguesa.

Pela minha parte, estou ansiosa por ver os comentários da Direita portuguesa, a elogiar as PPPs de Donald Trump e a olhar para o lado quando a dívida pública americana começar a crescer. Antecipo até que se abrirá uma brecha para José Sócrates: se ele se converter ao PSD, pode facilmente ascender a líder do partido com o mote "Enaltecer Portugal Outra Vez!"

5 comentários:

  1. Não há dúvida, a Rita hoje acordou bem disposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acordo sempre bem-disposta. Escrevi isto antes de me ir deitar... :-)

      Eliminar
  2. Cara Rita, a direita liberal portuguesa é contra as ideias de Trump, contra o aumento de gastos do Estado, contra o proteccionismo e limitações ao comércio livre. Aliás, que diferença para R Reagan quando Trump diz que ELE será o maior criador de empregos que a América já viu enquanto R Reagan dizia que o Estado não cria empregos, quem cria empregos e riqueza são as empresas...

    Tudo o resto é apenas para picar os liberais americanos e agiatar a sua azia pela derrota da Hillary :D

    ResponderEliminar
  3. É perigoso fazer comparações. Trump não terá assim amigos fixes. E infelizmente já não pode contar com a mãezinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele só é casado com a Primeira-Mãe, mas tem uma filha que é Primeira-Babysitter. ;-)

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.