sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Frases famosas 62

Que grande a vontade de dizer já chega.
Vai ser a nonagésima nona das mil e uma a que está obrigada, e não sabe se o fôlego é suficiente para sequer chegar às cem. É verdade que as coisas de que se pode inventar um novelo e desenrolá-lo são tantas que não faltaria trama para duas mil e duas se a tal se vinculasse. Três mil e três, quatro mil e quatro. Mas quando se tropeça na nonagésima nona e não se vê um novelo mas um buraco fundo de onde não se tira nada, a vontade de dizer já chega mais do que grande é enorme. Mesmo que sejam nove as musas, o que, pasme-se, são. E para que servem as nove musas se não for para que tiremos novelos de seja o que for. Porquê tropeçar nos noves de noventa e nove se o nove é um número fasto. Há os que crêem que são nove os elementos, água ar terra fogo éter tempo espaço alma e mente, e podemos ou não de cada um fazer inumeráveis novelos que desenrolaremos em intermináveis direcções, muito mais do que mil e uma com certeza. Há nove formas do dragão, que tem nove filhos, uma família feliz ou infeliz é um mar de novelos. O universo divide-se em nove universos, todos ligados a Yggdrasil, a árvore do mundo, cabe tanta coisa num só universo, que dizer de nove. São precisos nove dias para cair do céu para a terra e nove dias da terra para o Tártaro, parece o nove já não ser bom porque conduz ao Tártaro, mas pensemos melhor, em nove dias ainda não somos lá chegados, só mesmo no final do nono, este ainda podemos gozá-lo mergulhados em rosas e vinho. Depois, são os nove círculos do inferno que arriscamos e aí sim, o nove passa a ser nefasto, mas não termina a possibilidade dos novelos por causa disso. Já acima há nove coros de anjos, e são nove as virtudes do Buda e não há pedra que não tenha a sua história.

1 comentário:

  1. Números referidos no texto 'Frases famosas 62' (sobre o numero 9 nórdico)

    Aqui está a sequência de números deste artigo:
    99
    1001
    100
    2002
    3003
    4004
    99
    9
    9
    9's
    99
    9
    9
    1001
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    9
    No meio existe uma expressão que nos remete para a mitologia nórdica: Yggdrasil [A Árvore do Mundo] a qual tem noves "para dar e vender", tal como o artigo do DdD:
    http://valedomago.blogspot.pt/2013/04/yggdrasil-arvore-do-mundo.html

    Ora... Que maçada! :-) E eu a pensar que se tratava da Tetraktis... Sempre vinha da respeitável Grécia antiga, não dos miseráveis nórdicos que nos colonizaram e esqueceram, ou de quem nos esquecemos durante demasiado tempo :-)

    Mais... Em artigos de Alexandra Abranches que tenho lido é visível uma forma de captação do "pensamento primordial" e este assunto poderia ser democratizado, digo eu - as idiotias que enfrentamos no dia a dia, em inúmeras situações são produzidas assim, devido à falta das ciências e das matemáticas no quotidiano.

    E, segundo a amostra existente neste DdD, a Alexandra Lencastre sabe explicitá-las. Porquê então tanta dissimulação cuja consequência será que raros a percebam a tempo? - face a boa parte da cultura portuguesa eu sei porquê, "em média", que é uma maneira de "estar errado, em média" :-)

    Bem.... Desculpe! :-)

    [E, pela parte que me toca, não tenho razão de queixa. Obrigado.]

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.