quinta-feira, 20 de julho de 2017

É a mile, é a mile

Sobre as declarações de André Ventura haveria várias coisas a dizer. No entanto, vou notar apenas dois aspectos, que até estão relacionados. 
Por aqui e por acolá, tenho ouvido (lido, sobretudo) gente a desculpar o candidato à Câmara de Loures com recurso ao argumento de que ele só verbalizou um pensamento que é partilhado por muita gente. Ora, eu gostaria de ver Portugal governado por pessoas que vão um bocadinho além do senso comum. É aquela coisa do déspota esclarecido, mas sem a parte do despotismo, só a do esclarecimento.  
A segunda observação que me ocorre fazer é a de que, se eu só for capaz de identificar os ciganos quando eles estão vestidos de preto num bairro social, é possível que acredite que todos eles vivem dependentes da ajuda do Estado. É o preconceito a gerar mais preconceito. Aquela ali em baixo é a Leonor Teles. Faz filmes e ganhou um Urso de Ouro em Berlim. Não anda nas feiras. Quantos reconheceriam que é cigana, com aquele cabelo tão curto?





5 comentários:

  1. Mas, Sara, até aposto que isso de a Leonor Teles ganhar o Urso de Ouro teve a ver com o ser de etnia cigana. Se calhar, os antepassados trabalharam num circo onde treinavam ursos. Aposto que há portugueses que enquadrariam o assunto como um de concorrência desleal...

    ResponderEliminar
  2. Cara Sara, mas a Leonor Teles só confirma o preconceito, afinal também vive dependente da ajuda do Estado :D

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo a percepção da Sara. E, paradoxalmente, entendo que a principal falha de liderança não aconteceu por parte dos que evitaram desautorizar o candidato linguarudo e desbocado, antes dos que, com substância insuficiente, quiseram reconduzir o assunto à via judicial. Veja lá, Catarina, aproveite para fazer ver quem é que manda!

    ResponderEliminar
  4. Para começar a Sara não é cigana. É filha de pai cigano, o que é completamente diferente. Se fosse cigana, seria semi analfabeta, tinha casado aos 15 anos, já teria um rancho de filhos de um pai preso por tráfico de droga. Mentira ?

    ResponderEliminar
  5. A história da carochinha para pseudo-intlectual engolir de que os sapos " afugentam " os ciganos é um mito urbano. Vossas ExceLências bem pensantes desloquem-se a qulaquer feira deste país e verão ciganos a venderem os seus artigos e ceramistas com muitas coisas, entre as quais os " perigosos e racistas " sapos. E os ciganos estão-se borrifando pare eles... Resumindo estorinha para impressionar a saloiada intlectual deste país.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.