segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Isto é ilegal!


Se viram a entrevista de António Costa na TVI, devem ter reparado que foi filmada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. Pelo chão, alguém teve a bela ideia de espalhar diversas ferramentas de combate dos bombeiros. Acontece que isto é ilegal porque viola o código de segurança que deve reger sítios como um quartel de bombeiros. Que alguém tenha tido a ideia estúpida de fazer isto é revelador da completa incompetência do governo no que diz respeito à segurança dos portugueses.

Um Primeiro Ministro, que anteriormente foi Ministro da Administração Interna e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e fez visitas a instalações de bombeiros (ver aqui, por exemplo), devia ter noções básicas do código de segurança. Quem está à frente deste quartel de bombeiros devia saber que aquilo não se faz porque, para além de ser ilegal, dá a ideia que o quartel não é um sítio de trabalho, onde há pessoas que, em casos de emergência, têm de sair à pressa para socorrer outras pessoas que podem estar em risco de vida, mas sim um parque de actividades onde uns miúdos brincam a ser bombeiros.

Depois de mais de 100 pessoas mortas em incêndios este ano e depois de mais de 5% do território continental português ter ardido, dava para as pessoas que velam pela segurança dos portugueses se comportarem como adultos, exibindo o seu profissionalismo, ou será que a mensagem que querem passar ao público é mesmo "Nós não nos responsabilizamos pela vossa segurança."?

21 comentários:

  1. Nao e ilegal, como e obvio para quem tem um pingo de honestidade intelectual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/639318/details/normal?p_p_auth=TRNvD8yh
      Artigo 4, 1-d)

      Como deve notar, não tem nenhuma excepção para entrevistas do PM.

      Eliminar
    2. (...)
      Artigo 4.º
      Deveres
      1 - São deveres do bombeiro do quadro activo:
      (...)
      d) Cumprir as normas de higiene e segurança;
      (...)

      Que norma aplicavel, em especifico, foi violada?

      Eliminar
    3. Você parece não saber que arrumação do local de trabalho é uma das componentes da higiene e segurança no trabalho. Não faz mal, agora já sabe.

      Eliminar
    4. Nao responde. E, infelizmente, muito pouco surpreendente. Ficamos esclarecidos quanto a sua honestidade intelectual.

      Eliminar
    5. Se há aqui alguém desonesto é o Lowlander, pois quando há um acidente de trabalho, no relatório que é feito, uma das coisas a apontar é a arrumação do local de trabalho. Ora se a arrumação fosse uma coisa irrelevante, não seria incluída. Haver machados, extintores, mangueiras, etc., ao acaso pelo chão não é uma prática consistente com higiene e segurança no trabalho, por mais voltas que você lhe queira dar.

      Eliminar
    6. LA-C,
      Ah a tua colaboradora internautica debita alegremente inanidades e eu e que estou com merdas? Larga o vinho.

      Eliminar
  2. Está na cara que foram os jornalistas e os bombeiros que prepararam o cenário. O que tem o Costa, haver com isso? Se fosse o calendário dos bombeiros stripers já ninguém levava a mal o material estar espalhado pelo chão :)....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o Costa não tem nada, é ignorante, desconhece as regras de trabalho do sítio que visita. Da próxima vez que for a um hospital, ainda vão decorar as salas onde lhe tiram fotos com bisturis, seringas, e compressas...

      Eliminar
    2. Cenários de decoração estou eu habituado desde os tempos da escola... Sempre que um politico visitava a escola, nesse dia estava tudo limpo até a comida do refeitório mudava. Quando visitam os hospitais é igual, o cenário muda para muito melhor e depois ouves os politicos a dizerem à boca cheia que as instalações são boas e coisas do estilo... Ninguém gosta de ver como cenário de decoração bisturis,seringas e compressas pelo chão porque é perigoso e infringe as regras do trabalho mas agora material de bombeiro pelo chão viola as regras mas é inofensivo e não vejo mal nisso e acho que a maior parte das pessoas nem deu importância a isso. A mim chocou-me mais a entrevista do PM numa esquadra de bombeiro, depois de tantas falhas e insensibilidade.

      Eliminar
    3. Um machado deixado ao calhas no chão é completamente inofensivo...

      Eliminar
    4. Já agora, qual preferes: tropeçar e cair sobre um bisturi ou um machado?

      Eliminar
    5. É tão inofensivo como são as armas no Texas... Do chão não passa

      Eliminar
  3. (...) "e depois ouves os politicos a dizerem à boca cheia que as instalações são boas" (...).
    Aquele "ouves" não levará um agá? Quando se escreve, perguntando, "o que tem o Costa, haver com isso", parece-me que o "ouves" leva agá. Parece-me.

    ResponderEliminar
  4. E obvio que para os efeitos da entrevista, o quartel nao estava operacional, e foi tranformado num estudio de TV temporario, assim sendo, o material que se ve, sao aderecos de cenografia temporarios instalados em zonas vedadas a movimentacao de pessoas. Normas de higiene e seguranca a aplicar serao as normas aplicaveis a esse tipo de ambiente de trabalho e nesse contexto que qualquer analise de risco devera ser feita.
    Alias, boa parte do equipamento de combate a incediosque se ve e material nao operacional e datado, cedido possivelmente por um museu ou talvez alguma sala de exposicao no proprio quartel.
    Isto, e obvio repito-me, mas admito que apenas o seja para observadores com um minimo de boa fe e honestidade intelectual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inanidade dizer que quando há acidentes de trabalho, a arrumação do local conta? Inanidade é dizer que é preciso transformar um quartel de bombeiros num estúdio temporário, quando a TVI tem bastantes estúdios permanentes à disposição. Se querem um quartel de bombeiros, então representem o quartel de forma rigorosa porque se não é para isso, então usem um estúdio a sério para fazer estas merdinhas que agradam aos incautos e ignorantes.

      Eliminar
    2. Inanidade e alegar, que "Isto e ilegal!" - assim com ponto de exclamacao e tudo...

      Eliminar
    3. O Lowlander é alguém
      que não sabe pontuação
      Quer parecer pessoa de bem
      Mas só lhe sai "exclamacao"

      É uma pessoa supimpa
      Porque comenta muito
      Dá-lhe a volta à tripa
      Quem tem diferente discurso

      Exclama, cão, que ladra
      Isso é ser socialista
      Só veste aquela farda
      Quem tem mente ridícula

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.