domingo, 26 de agosto de 2018

Harvey: um ano

Ontem foi o primeiro aniversário da entrada em terra do furacão Harvey e hoje, há um ano, começava a chover em Houston. Nos noticiários entrevistam especialistas e políticos acerca do nível de preparação da cidade. Houston está menos preparada agora do que antes porque tem menos dinheiro, dada a despesa que teve com Harvey. Por exemplo, ainda há incerteza acerca de como proceder com as casas que inundaram: será que devem ser compradas pela cidade e, se sim, de onde virá esse dinheiro?

A marcar o aniversário, houve eleições no condado de Harris acerca da emissão de $2,5 mil milhões em bonds para financiar projectos relacionados com o controle de inundações e a medida teve votação favorável; em termos práticos, esta medida traduzir-se-á num aumento dos impostos de propriedade em cerca de $5 por ano, em média. No entanto, e apesar do governo federal dos EUA ter dado $5 mil milhões à zona costeira afectada, este montante não é suficiente para pagar todos os custos necessários para melhorar a infraestrutura.

Tem havido uma grande discussão no estado do Texas neste último ano porque o Governador Greg Abbott não deixa usar o fundo de emergência do estado para lidar com estas despesas: o Economic Stabilization Fund que, apropriadamente, tem a alcunha de "Rainy Day Fund" e onde foram poupados mais de $10 mil milhões.

Lembrei-me de ir ler as coisas que escrevi há um ano, quando o Harvey "visitava" Houston. Não parece que tenha passado tanto tempo, mas foi um ano cheio de tropelias na minha vida. Recordo-me de, na altura, ter sido bastante diligente em actualizar a minha situação no Facebook para os meus amigos não se preocuparem, até porque não sabia se ia perder a electricidade ou o acesso à rede, e ficar surpreendida por as pessoas só terem tido noção da situação depois da tempestade ter passado.

Deixo-vos uma lista do que escrevi aqui acerca da tempestade na altura, enquanto penso no que ainda falta escrever deste ano que passou:
  1. Furacão Harvey, 25/8/2017
  2. Harvey Ainda, 27/8/2017
  3. Harvey Dia 4, 28/8/2017
  4. Harvey Recuperação, 29/8/2017 (com uma fotografia de uma cadela que sobreviveu os furacões Katrina e Harvey)
  5. Harvey Dia 5, 29/8/2017
  6. Na Vizinhança, 30/8/2017
  7. Olá, 1/9/2017




Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.