sábado, 22 de maio de 2021

Coincidências

No Domingo passado, enquanto passeava o Julian, um casal de vizinhos parou o carro para se despedir. Iam a caminho de LA, o que eu já sabia através de outra vizinha. A minha vizinhança parece aquelas vilas das séries inglesas, onde muita gente se conhece. Quando me mudei para lá, até tinha a impressão que era impossível que não houvesse um crime, e a Miss Marple, ou quiçá a Jessica Fletcher, para ser mais nacionalista, iriam sair de um arbusto para o desvendar. 

Quando a vizinha me disse que eles iam para a praia em LA, Louisiana, respondi-lhe que era impossível. Não há praias na Louisiana, é tudo pântano. Aproveitei para perguntar onde iam na Louisiana, que a outra vizinha me tinha contado da viagem. Ah, mas the "other LA" não quer dizer Louisiana, quer dizer "Lower Alabama", explicou-me o marido. Era um trocadilho. Calhou que eu também ia a caminho da outra LA, só ficando desencontrados por um dia. 

Na Quarta-feira, enviei uma mensagem à vizinha, a convidá-la a ela e ao marido para virem jantar ou almoçar comigo. Como estavam acompanhados com amigos, com quem tinham arrendado uma casa, só podiam encontrar-me hoje para o almoço, às 11 da manhã, antes de regressarem a Memphis. Calhava-me muito bem, disse-lhse. Às 10:30, enviei-lhes uma mensagem a dizer que os encontraria no parque de estacionamento para lhes dar instruções de onde deixar o carro. E às 10:55, quando telefonei para ver onde estavam, foi só dizer-lhes que a entrada para o parque era ao pé da ponte dos pedestres (deve haver um nome mais oficial para isto) pedonal, que eles entraram logo. Um timing perfeito -- assim fosse a lotaria, se eu jogasse.

Fomos para o restaurante, dado que a reserva estava feita para as 11 da manhã, e colocaram-nos numa mesa com vista para o mar. Não estava muita gente e os meus convidados/vizinhos ficaram encantados com o sítio e gostaram também da comida. Antes de sairmos do restaurante, mostrei-lhes uma peça de arte em que pedaços de tecido de algodão cortados com a forma do Alabama tinham sido montados em blocos de madeira e selados com cera de abelha. 

Alguns dos blocos tinham coloquialismos característicos da zona, muitos deles já tinha ouvido nos sítio onde vivi. Por exemplo, hissy fit (é uma birra) é normal ouvir-se em Oklahoma, y'all (vem de you all) é muito comum no Texas, fixing to (prestes a) também é muito característico da parte sul dos EUA. Algumas expressões engraçadas e que nunca tinha ouvido "knee deep in butter beans"(enterrado), "madder than a wet hen" (muito zangado), "like a duck on a Junebug"... Esta última é difícil de entender, mas significa perseguir algo ou alguém como um pato persegue um besouro para o comer.

Uma das empregadas do restaurante falou connosco acerca da peça, de como era uma das suas preferidas, da artista que era local, das expressões serem encantadoras, de como alguns dos tecidos usados eram de caças de ganga, etc. 

Depois fomos à sala principal, onde há um café. A minha vizinha ficou encantada e tirou muitas fotos da decoração para se inspirar para a casa dela. Tomámos o café na varanda que dá para o mar e ficámos lá sentados a conversar durante algum tempo. Esta pousada é bastante diferente dos hotéis mais comerciais que se encontram em Gulf Shores ou em Orange Beach. A mim não me apetece muito ir para as zonas comerciais, só de pensar em ter de procurar um sítio para estacionar, desinteresso-me logo. E depois também gosto muito da vegetação natural que rodeia a pousada, dos animais que se cruzam connosco, e não me apetece ir ver jardins com flores que posso encontrar em qualquer lado. Não lhes disse nada acerca de não querer ir para esses sítios. 

Ficámos de combinar um jantar ou umas conversas para quando regressarmos. Há algumas semanas, mostrei-lhes o trabalho que tenho andado a fazer no meu jardim e eles agora acham que eu conheço muitas plantas, logo penso que vamos ter de conversar sobre jardinagem. 

Vários tecidos recortados com o mapa do Alabama






Pelicanos a voar à frente da varanda do meu quarto


2 comentários:

Não são permitidos comentários anónimos.